MANAUS – Cinco dos sete deputados estaduais do Amazonas que tiveram contato físico com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na semana passada, já fizeram teste para Covid-19. O resultado deve sair ainda nesta quinta-feira (19).
De acordo com fonte do ESTADO POLÍTICO, realizaram o teste o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), Josué Neto (sem partido), e a vice, Alessandra Campelo (MDB), além de Terezinha Ruiz (DEM), Joana D’Arc (PL) e Adjuto Afonso (PDT).
Faltam realizar o exame os deputados Doutor Gomes (PSC) e João Luiz (Republicanos).
O governador Wilson Lima (PSC) também coletou material para fazer o teste para o novo coronavírus, no início da noite desta quarta-feira (18). Momentos antes, a assessoria do Senado confirmou à imprensa que Davi Alcolumbre testou positivo para a doença.
Em nota, o Senado informou que após o primeiro exame dar negativo, Alcolumbre refez o teste e atestou positivo para o vírus.
A nota diz que o senador “está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS”.
Alcolumbre esteve em Manaus há uma semana, na quinta-feira (12), quando esteve reunido com Wilson Lima, parlamentares e autoridades locais para debater a defesa da Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária.
Além dos deputados estaduais, representantes da bancada amazonense no Congresso Nacional participaram dos encontros. O superintendente da Zona Franca (Suframa), Alfredo Menezes, também participou dos encontros, que tiveram cobertura massiva das mídias locais.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que Wilson Lima não apresenta sintomas da doença, mas que, por ter mantido agenda intensa de reuniões de trabalho após ter tido contato muito próximo com o presidente do Senado, a vigilância epidemiológica recomendou que o governador fizesse o exame.
A Mesa Diretora da ALE-AM, por sua vez, suspendeu as atividades da Casa Legislativa por tempo indeterminado. O ato foi publicado nesta quarta-feira.