MANAUS – O deputado Cabo Maciel (PL) apresentou projetos de lei para conceder o título de Cidadão Amazonense aos humoristas Tirullipa, Whindersson Nunes e ao cantor Gusttavo Lima. Os projetos foram apresentados nesta semana na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). A justificativa é de que os famosos ajudaram o Amazonas com o envio de oxigênio na crise da segunda onda de Covid-19 na cidade.
Tirullipa, segundo Maciel, momento mais crítico da segunda onda de Covid-19, “estendeu a sua mão, mobilizando e liderando através das suas redes sociais e seus contatos com outros artistas, uma campanha de ajuda humanitária para doação de cilindros de oxigênios às unidades de saúde de Manaus e municípios do interior”.
Whindersson, afirma o deputado, “foi peça importante” por doar e fazer mobilização entre seus conhecidos. “Isso por si só já seria o suficiente para conceder este título, mas sua influencia digital ultrapassou barreiras e vários outros artistas e empresários somaram nessa corrente, onde foi possível conseguir outras centenas de cilindros de oxigênios, e assim foi possível salvar milhares de vidas amazonenses”, justifica Maciel.
Gusttavo Lima, observa o autor da proposta, “por conta própria, doou uma quantidade elevada de cilindro de oxigênio ao Amazonas, e ainda, fretou uma aeronave Boeing para trazer até Manaus, onde atendeu unidades da capital e do interior”.
“Ações como esta, nos faz refletir sobre o sentido da vida, o amor ao próximo, Gustavo Lima em sua live, arrecadou muitas toneladas de alimentos, que foram doadas ao nosso Estado, onde foi possível ajudar milhares de famílias que se encontravam em estado de vulnerabilidade social, pois não tinham o que comer”, defende Maciel.
“Reconhecer essa atitude é para poucos, e nós temos o dever moral enquanto representante do povo do Amazonas, fazer este agradecimento em forma de titulo de Cidadão do Amazonas, ao Senhor Nivaldo Batista Lima – Gustavo Lima, que fez por merecer todo e qualquer elogio e reconhecimento de toda sociedade brasileira, em especial dos cidadãos amazonenses”, acrescenta o deputado.
Como foi apresentado primeiro, o projeto de Tirullipa já tem relator designado em Comissão Especial que avaliará a matéria, o deputado Carlinhos Bessa (PV).