MANAUS – O deputado estadual Dermilson Chagas (PP) propôs, durante discurso na manhã desta quarta-feira (12), que o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, venha à ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) explicar o “Plano Dubai” do Governo Federal.
O parlamentar protocolou um requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para formalizar o pedido de audiência. Na terça-feira (11), o titular da Suframa afirmou em publicação nas redes sociais que o plano do Governo de Jair Bolsonaro não ameaça a Zona Franca de Manaus (ZFM).
De acordo com o Dermilson, o objetivo da audiência é esclarecer para população do Amazonas, se existe a possibilidade de implementar o plano do Governo Federal, tendo em vista as dificuldades de infraestrutura e o excesso de burocracia.
“É um erro vender falsas esperanças para o amazonense. Portanto, a primeira coisa que o Governo Federal precisa fazer é incluir a estrada BR-319 no pacote de obras, que até hoje não foi incluído, desde o anúncio dessa ação, revogar ou flexibilizar as leis ambientais que impedem que o Estado explore a nossa riqueza que é o minério e fazer investimentos para desenvolver a piscicultura e turismo. Com isso, o Amazonas sim, pode ter chance de se tornar o principal responsável pelo futuro desenvolvimento do nosso Brasil”, afirmou Dermilson.
Apesar de ser favorável a novas matrizes econômicas, Dermilson declarou que a implementação do “Plano Dubai” não pode colocar em risco as garantias constitucionais da ZFM.
“Agora, querer extinguir a Suframa para implementar esse plano Dubai, é um absurdo. Por isso, a proposta da audiência para que possamos esclarecer para população o que pode ser feito para encontrar novos meios econômicos”, avaliou.
O deputado estadual Wilker Barreto (PHS) sugeriu que o superintendente da Suframa seja ouvido pela Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, que o mesmo preside.