MANAUS – A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) propôs na manhã desta terça-feira, 11, a suspensão das aulas nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. A sugestão ocorre um dia após um aluno atacar e ferir dois estudantes e uma professora de uma escola particular de Manaus.
“Realmente as ações tem que ser imediatas. Acabou de acontecer lá em Presidente Figueiredo, foi encontrada uma faca dentro da mochila de um aluno. Não chegou a usar, mas não justifica estar com uma faca na bolsa em um ambiente escolar. Eu acho que as aulas deveriam, de repente se pensar nessa alternativa, das aulas serem suspensas, até que a gente possa reforçar, de fato, essa segurança”, disse Joana.
A reportagem do ESTADO POLÍTICO, Joana defendeu que as aulas sejam suspensas pelo governo estadual por, pelo menos, dez dias.
“Precisamos que todos os órgãos envolvidos na gestão de escolas, assim como da segurança pública a nível estadual e municipal, se reúnam e construam ações emergenciais de contenção desses ataques. Está provado que não estamos imunes a esses casos, e que precisamos resguardar a vida de alunos e profissionais da educação”, disse Joana ao site.
A parlamentar disse ainda defender que um grande pacote de medidas seja instalado no Estado, abraçando a rede pública e privada.
“Entre o que estamos propondo, por meio de Projetos de Lei e requerimentos estão: cumprimento da Lei Federal n° 13.935/2019, que estabelece a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, a criação do Botão do Pânico, liberação de Policiais Militares da ativa e reserva para atuarem na folga, de maneira remunerada, nas escolas do Estado. Além disso, medidas para a vigilância e monitoramento com a instalação de câmeras de segurança, detectores de metal e, ainda, cercas elétricas, para que não haja a invasão de terceiros nas escolas”, detalhou.
Entenda o caso
Um adolescente de 12 anos atacou a facadas duas alunas e uma professora na tarde desta segunda-feira, 10, no colégio Adventista, zona Sul de Manaus. Não houve vítimas fatais.
Segundo informações de policiais militares que atenderam a ocorrência, por volta das 13h10 houve a denúncia de que um aluno do 7º ano teria feriado com faca as estudantes e a professora.
Na mochila do adolescente, policiais encontraram três coquetéis molotov que seriam utilizados no ataque.
O adolescente foi apreendido pela Polícia Militar.