MANAUS – A presidente da Comissão de Educação da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), disse em entrevista, que está confirmada para esta quarta-feira (11), às 16h, a reunião na Casa Legislativa para ouvir o empresário Francisco Dantas.
A confirmação de que o empresário vai à ALE-AM foi feita pela esposa do empresário. A deputada afirmou que não conseguiu contato direto com Dantas.
“A minha chefa de gabinete, a advogada, tentaram fazer contato com ele e não conseguiram, (…) conseguiram falar com a esposa dele, e pelo que ela colocou, ele viria. O nosso entendimento é de que ele virá aqui prestar os esclarecimentos aos deputados”, disse a deputada.
Um aspecto em aberto da ida de Dantas ao parlamento estadual é a definição se a reunião será fechada com acesso apenas para deputados ou aberta à imprensa.
Há duas semanas, o empresário denunciou ao procurador de Contas Carlos Alberto Almeida a interferência indevida de agentes políticos e deputados na execução de um contrato de transporte escolar que a empresa dele, a Dantas Transportes, mantém com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
No depoimento, Dantas fala inclusive em pagamento de mensalinho.
“Umas das coisas que precisa ser explicado por ele e que gera dúvida, é de que os deputados tinham alguma intervenção ou interferência e, na verdade, os deputados precisam esclarecer isso. Eu sou da área de educação, mas não o conheço, nunca tive contato com ele, então é importante que cada um tenha essa explicação”, declarou Therezinha.
O procurador Carlos Alberto Almeida é pai do vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Almeida Filho.
Com base nas informações de Dantas e em outras denúncias de irregularidades no contrato de transporte escolar da Seduc, o procurador apresentou uma representação contra o então titular da pasta de Educação, Luiz Castro. Dias depois, Luiz entregou o cargo ao governo.