MANAUS – A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) apresentou, nesta terça-feira (23), uma moção de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou em entrevista na noite de quarta-feira (17) à Globo News, que não vai ferrar o Brasil para manter as vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM).
A Moção de Repúdio foi subscrita pelos deputados presentes em plenário.
“O Amazonas em nada quer privilégios, mas sim a oportunidade de se desenvolver de forma sustentável, visando para além da questão financeira, o investimento na educação e no meio ambiente, o que é proporcionado pelo modelo ZFM, que foi cuidadosamente pensado nesse sentido. Assim, o ministro não deveria estar viabilizando a liquidação da ZFM, mas sim trabalhando para sua prosperidade”, diz a deputada em trecho da Moção.
Entrevista
Na entrevista à Globo News, o ministro afirmou que sua equipe estuda unificar impostos e reduzir alíquotas, como a do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Hoje, a principal razão de uma fábrica vir para Manaus é a vantagem de poder produzir produtos que têm a alíquota de IPI alta. Se a alíquota cai, não há razão para manter o negócio no Amazonas.
Usando de ironia, Guedes deixou claro que não precisa mexer diretamente com a ZFM para extinguir o modelo.
“Mas olha que coisa linda que você está dizendo. Está dizendo que: ‘você vai mexer na Zona Franca de Manaus?’ Não. Não vou mexer na Zona Franca de Manaus. [Se] está na Constituição, está lá. Agora, e se os impostos caíssem todos para zero? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus”, declarou.