MANAUS – O DEM e o PSL aprovaram, em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, a fusão da entre os dois partidos. A nova legenda se chamará União Brasil e o número será o 44.
A Justiça Eleitoral ainda precisa aprovar a nova sigla e a expectativa é que esse processo leve cerca de três meses do TSE.
A fusão, em tese, cria o maior partido da Câmara dos Deputados e aquele com a quarta maior bancada do Senado. No entanto, na prática a fusão deve levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas.
O PSL é o partido que levou Jair Bolsonaro à Presidência da República – ele se desfiliou, mas boa parte da bancada da sigla é bolsonarista. O DEM tem dois ministros no governo e uma soma considerável de bolsonaristas.
A nova sigla, apesar disso, quer se distanciar do presidente.
Considerando a composição atual dos dois partidos, a fusão deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados. A segunda maior bancada, a do PT, tem 53 deputados.
No Senado, o União Brasil teria oito parlamentares e ficaria atrás apenas MDB (a maior bancada, com 15 senadores), PSD e Podemos.
Hoje, quatro estados têm governadores da nova legenda: Rondônia (PSL), Tocantins (PSL), Mato Grosso (DEM) e Goiás (DEM).
O atual presidente do DEM, ACM Neto, que é prefeito de Salvador (BA), afirmou no Twitter que o União Brasil “antecipa o movimento tão necessário de amadurecimento e fortalecimento da Democracia brasileira por meio da por meio da aglutinação de ideais e de propostas comuns em um menor número de partidos políticos”.
Disse ainda que o número de partidos existentes hoje (33) “confunde o eleitor, favorece o fisiologismo, dificulta a construção de consensos direcionados pelo interesse nacional e mina a confiança dos brasileiros na política e na Democracia”. “Nesse sentido, o #UniaoBrasil44 espera ser exemplo e inspiração”, publicou.
Ele listou quatro princípios inegociáveis da nova legenda:
1 – O valor da Democracia como sistema político pautado pela tolerância, pluralidade, respeito e diálogo.
2- O valor do Estado como garantidor dos direitos sociais básicos da população.
3 – O valor da Liberdade como condição para a busca de realização individual.
4- O valor da Família como esteio da pessoa e base da sociedade.
+Comentadas 1