MANAUS – Ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva lançou clipe da música “SOS Amazônia” nesta quinta-feira (30). Saraiva é o delegado que enviou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e que foi transferido do cargo depois da ação.
“A letra de Cristina Saraiva captou a minha alma e a música de Simone Guimarães a fez voar. Agradeço também aos músicos Leandro Braga (piano), Luiz Waack (violão), Cássia Maria ( percussão). Canção dedicada a todos aqueles que dedicam suas vidas à proteção das florestas, dos rios, dos animais e de todos aqueles que não tem voz para se defender”, diz o delegado na descrição do vídeo, publicado em seu canal no YouTube.
O clipe abre com um vídeo de Ricardo Salles, ao lado da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e do senador Zequinha Marinho (PDT), no Pará, na época em que operação “Handroanthus GLO” apreendeu mais de 131 mil metros cúbicos de madeira em tora na divisa com o Amazonas. Salles criticou a operação, coordenada por Saraiva, e chamou atenção para a possível perda das toras apreendidas. “Nós estamos vendo aqui madeiras estragando e o risco da perda desse material”, falou o ex-ministro.
Antes de ser afastado do cargo de superintendente no Amazonas, o delegado acusou Salles de agir em favor da liberação da madeira extraída ilegalmente.
Saraiva atualmente trabalha na delegacia da PF de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.