MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT) lamentou a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.
Segundo ele, apesar de ser a favor do isolamento social e de enfrentar o presidente Jair Bolsonaro nessa questão, Mandetta foi lento ao agir. Ele também lembrou que Mandetta, quando deputado federal, votou a favor do Teto de Gastos, que limitou os recursos públicos para a saúde (e outras áreas) por 20 anos.
“O Ministério da Saúde foi lento. Nas primeiras semanas da pandemia, o único recurso que foi disponibilizado era o que já existia no Ministério da Saúde. Os estados foram muito pouco beneficiados na gestão dele até agora. Há uma promessa de agora ter mais repasses para estados e municípios”, disse o petista.
“E a outra é que o Mandetta, é bom lembrar, foi um deputado federal que votou para congelar os investimentos por 20 anos na área da saúde. Ele representa o setor privado da saúde, dos planos de saúde e ele trabalhou muito para enfraquecer o Sistema Único de Saúde, que agora na sua despedida ele está dizendo que lutou muito para que pudesse funcionar. Na verdade faltou a meia culpa dele, de reconhecer que o SUS é o caminho, que investir na saúde pública é o caminho”, afirmou o deputado.
Sobre a expectativa quanto à nova gestão à frente da pasta, José Ricardo disse acreditar que o governo “vai continuar a fazer o que vem fazendo”. “Vão continuar nessa mesma linha, enfraquecendo a saúde pública”, disparou.