MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) informou nesta quinta-feira (4) durante transmissão ao vivo nas redes sociais que informações sobre possível prorrogação ou flexibilização das medidas restritivas no Amazonas só serão confirmadas oficialmente nesta sexta-feira (5).
No domingo (7) encerra vigência do toque de recolher, instituído há cerca de duas semanas e que já foi prorrogado uma vez . As atividades não essenciais também estão restritas.
O governador afirmou que o anúncio deve acontecer no fim do dia, após uma reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate à Covid-19 para decidir quais medidas serão tomadas.
“Há duas fake news circulando, uma dizendo que a gente vai prorrogar o decreto e outra dizendo que nós estamos flexibilizando algumas atividades e alguns segmentos. O que eu tenho a informar é que ainda não há nenhuma comunicação do Governo do Estado nesse sentido. Nós vamos reunir amanhã (5) com o nosso comitê para entender como é que o Amazonas irá tomar suas decisões em relação às flexibilizações. E no final do dia nós daremos a informação de como é que nós iremos proceder ao final desses sete dias que a gente passou por esse momento de maior restrição aqui no Estado do Amazonas e, naturalmente, em razão do aumento dos casos”, declarou Wilson Lima.
Durante a live, foram apresentados números que indicam uma ligeira queda na média móvel de casos e mortes por Covid-19, mas ainda num patamar elevado e muito abaixo da expectativa que o governo tinha de redução após o fechamento das atividades.