MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) virou motivo de disputa entre os candidatos a prefeito de Manaus Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Podemos) no debate promovido pela TV Norte (SBT Manaus) nesta quarta-feira (25), a quatro dias da votação em segundo turno.
Nenhum deles quer ser associado a Wilson. Enquanto Amazonino acusa David de ser apoiado por Wilson, o candidato do Avante diz que Wilson é uma “cria” do oponente, lançado em 2018 para tirar votos dele e levar Amazonino ao segundo turno.
Amazonino comparou David a Wilson em mais de uma oportunidade. “É um lobo em pele de cordeiro. Tome muito cuidado. É um filme que eu já vi e vi na eleição passada. E eu adverti não sei quantas vezes o povo. Parece se repetir. O seu grande apoiador é o Wilson Lima”, disse.
“Ele fala muito de Wilson Lima, só que Wilson Lima é uma criação dele. O Wilson Lima foi funcionário do Amazonino. O Wilson Lima é cria da equipe de marketing do Amazonino para me desgastar em 2018. Quem pariu o Wilson…”, retrucou David.
“Eu vou repetir. Cuidado! Eu estou vendo o Wilson Lima e gostaria honestamente que este candidato mostrasse a sua face verdadeira”, devolveu Amazonino, no meio de uma resposta.
Na sequência, no uso de uma pergunta de tema livre, Amazonino foi direto e disse que gostaria de saber de David “qual a sua relação” com Wilson.
“Eu sou um candidato independente. Eu estou há três eleições lutando contra Amazonino, Eduardo, Omar, Arthur, Alfredo e em 2018 Wilson Lima, que foi cria do Amazonino”, respondeu David. “O Wilson foi cria do Amazonino”, repetiu.
“O Amazonino foi um problema criado pelo Omar Aziz em 2017 (eleição suplementar), quando não me permitiu ser candidato a governador. O Wilson Lima foi uma cria do Amazonino em 2018 para exatamente dividir os meus votos para ele (Amazonino) ir para o segundo turno. E agora ele (Amazonino) cria esse problema dizendo que eu tenho alguma relação (com Wilson). Eu estou sendo processado pelo Wilson Lima por exatamente falar o que eu falo, a verdade. Essa tragédia anunciada fui eu que disse para todos: não embarque nessa aventura com um candidato que não tem preparo, não tem experiência, esse candidato foi criado pelo Amazonino. Isso foi cria lá do Tarumã. Essa foi uma ideia para poder enganar vocês”, disse David.
Amazonino, por sua vez, disse que a resposta de David foi uma “desfaçatez”. “Ele realmente é o candidato do Wilson Lima. Ou você acha que o Wilson Lima ao votar vai votar no Amazonino? Vai votar em quem? Nele. Agora, estão escondendo o Wilson Lima e a razão é óbvia, é que o Wilson Lima está muito mal, enganou o povo. E ele (David) tá na mesma linha, ele é o candidato do Wilson Lima”, retrucou Amazonino, ao dizer que não esconde seus apoios.
Wilson neutro
Motivo da disputa de narrativas das campanhas, o governador declarou não apoiar nenhum dos candidatos a prefeito. Inclusive, o partido dele, o PSC, não coligou com nenhuma das chapas majoritárias.
Segundo turno
David Almeida e Amazonino Mendes se enfrentam no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Manaus. De acordo com as pesquisas de intenção de votos, David aparece liderando a disputa.
Amazonino passou para o 2º turno como o mais votado entre os 11 candidatos. O candidato do Podemos recebeu 234.088 (23,91%) votos. David ficou com a 2ª vaga para o segundo turno com 218.929 (22,36%) votos. A diferença dele para Amazonino foi de 1,5%.