Da Redação |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli recebeu na manhã desta sexta-feira (3), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o título de Cidadão do Amazonas.
No seu discurso, Toffoli destacou a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para ele, todo brasileiro deveria saber da necessidade de defender o modelo. “Como brasileiro, sabemos a importância desse projeto geopolítico”, disse o ministro.
Toffoli destacou a riqueza e diversidade do Amazonas, algo único no mundo. “Me tornei cidadão do Estado e localidade do mundo mais diverso que existe. Não há diversidade maior no mundo que a existente no Estado do Amazonas”, afirmou.
O ministro afirmou que como “caboclo” amazonense, continuará defendendo o Amazonas. “[Essa homenagem] me faz defender esse Estado naquilo que for o seu direito, naquilo que a Constituição impor a sua guarda. Sempre o fiz. Mas agora vou fazê-lo com o sentimento de um caboclo”, afirmou Toffoli.
Lembrando sua origem de interiorano do estado de São Paulo, na cidade de Marília, e agora cidadão amazonense, Toffoli finalizou o discurso dizendo que vai da condição de “caipira a caboclo”.
A homenagem ao ministro do STF é de autoria dos deputados estaduais Belarmino Lins (Progressistas), Wilker Barreto (Cidadania) e Dermilson Chagas (Republicanos).