MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) sugeriu que a Prefeitura de Manaus tem um “problema” com relação ao orçamento da educação: há dinheiro de sobra disponível para o setor! A declaração foi dada a servidores de outro setor, o da saúde, que foram contemplados nesta quinta-feira (28) com abono e reajuste salarial.
Conforme a Lei Orçamentária Anual, a educação municipal tem orçamento aprovado de R$ 1,6 bilhão para aplicar neste ano.
“A educação tem um orçamento próprio. Para que vocês tenham ideia, na educação a gente tem um problema que é gastar o dinheiro que tem. Nós temos 25% do orçamento que tem que ser gasto com educação, desses 25%, 70% é para pagar pessoal. É diferenciado a questão da educação das demais categorias”, disse o prefeito.
“E eu falava para a Shádia (Fraxe, secretária municipal de Saúde), com Clécio (Freire, secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação), ‘todos os servidores merecem, mas eu queria um anúncio no Dia do Servidor Público fazer um gesto para os servidores da Saúde que não pararam’. ‘Esses servidores se dobraram sábado, domingo e feriado’”, acrescentou David.