MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vai pedir autorização da Câmara Municipal (CMM) para comprar vacinas contra Covid-19 diretamente. Atualmente, as doses do imunizantes aplicadas na capital do Amazonas são fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS).
A decisão foi anunciada neste sábado, 27, durante reunião virtual de emergência da Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que debateu a instituição do consórcio de municípios para a compra dos imunizantes.
Segundo a Prefeitura de Manaus, na próxima semana o Executivo envia para a CMM o Projeto de Lei (PL) que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 diretamente de fornecedores.
“Estou de acordo com a criação do consórcio e acredito que os prefeitos podem trabalhar integrados para que possamos rapidamente iniciar essas negociações. Essa é uma necessidade que nos temos devido ao momento difícil que enfrentamos em todo Brasil. Já temos algumas ações avançadas e vamos compartilhar isso com todos os prefeitos”, informou David.
Desde a última quarta-feira, 24/2, Estados e municípios estão liberados para realizarem importação e distribuição de vacinas contra o novo coronavírus, desde que não sejam dos mesmos fabricantes que fornecem o imunizante para o governo federal, no caso a Coronavac (Sinovac) e Astra Zeneca (Oxford).
Durante a reunião deste sábado da FNP, ficou acordado que na próxima quarta-feira, 3/3, um comitê formado por prefeitos das cinco regiões do país participará de uma visita à fábrica da empresa Neoquímica, em São Paulo, para conhecer como será realizado o processo de fabricação da vacina Sputnik V, desenvolvimento pelo Fundo Soberano da Rússia.