Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reafirmou na manhã desta quarta-feira, 9, que não será candidato ao governo em 2026 e fez um apelo para que os institutos de pesquisa não incluam o seu nome em pesquisas de intenção de votos.
“Vou aqui na frente de todos vocês, vou fazer um apelo para que os donos de instituto de pesquisa não coloquem meu nome nas pesquisas. Eu não sou candidato”, disse David.
A declaração do prefeito foi dada em entrevista à imprensa após visita técnica à área da nova feira do Mutirão, no bairro Novo Aleixo.
Ele mencionou que, se a sua avaliação positiva fosse somada à de quem ele irá apoiar, juntamente com o senador Eduardo Braga (MDB), seria uma eleição de um turno.
“Então, o que que eu peço? Do jeito que foi a pesquisa hoje, se juntar aquele que eu vou apoiar com o meu aqui, é uma eleição de primeiro turno, juntamente com o senador Eduardo Braga. Então, nós estamos muito coesos e, acima de tudo para melhorar a vida das pessoas na cidade de Manaus e no estado do Amazonas. É, com relação à pesquisa, eu não quero me ater a ela, eu estou só pedindo que não coloque mais meu nome em nenhuma pesquisa”, completou o prefeito.
Pesquisa Real Time
A manifestação de David ocorre horas após o instituto Real Time divulgar uma pesquisa de intenção de votos que mostra cenário para a disputa ao cargo de governador do Amazonas em 2026 com um empate técnico entre o prefeito de Manaus e o senador Omar Aziz (PSD), ambos com 28% das intenções de voto.
A Pesquisa ouviu somente eleitores de Manaus.
Professora Maria do Carmo (Novo) aparece como terceira via, com 16% das intenções de voto.
Votos brancos ou nulos somam 15%, e eleitores indecisos representam 13%, o que indica que o cenário ainda pode se modificar.
David Almeida demonstra força entre homens (38%), eleitores mais jovens (33% entre 16-24 anos) e evangélicos (41% entre pentecostais e 29% entre protestantes), além de eleitores com ensino fundamental (40%) e ocupados (32%). Ele também lidera amplamente entre os que aprovam a atual gestão municipal.
Omar Aziz tem melhor desempenho entre mulheres (28%), eleitores mais velhos (34% entre 60+ anos), eleitores com ensino médio e superior (23% a 32%), católicos (32%), neopentecostais (29%) e ateus/não religiosos (49%), além de desempregados (36%). Ele se consolida como o principal nome da oposição, recebendo apoio significativo entre os que criticam a gestão municipal.
Maria do Carmo tem maior presença entre o eleitorado feminino (21%), na faixa etária de 35 a 44 anos (26%), entre os mais escolarizados (24%), agnósticos (34%) e eleitores de outras religiões (30%). Ela também possui maior presença entre os segmentos críticos da gestão municipal.
Realizada entre os dias 2 e 5 de abril de 2025, em Manaus, onde se concentram aproximadamente 60% dos votos válidos do Estado, a pesquisa foi realizada pelo RealTime1.