Por Lúcio Pinheiro |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou, na segunda-feira (3), sua pré-candidatura à reeleição. No discurso, o pré-candidato listou as ações de sua gestão que considera relevantes e indicou qual a missão dele e dos aliados no pleito que se avizinha: lembrar o eleitor como a cidade estava antes de sua eleição.
Evangélico, o prefeito traçou um paralelo entre sua missão nas eleições deste ano e a passagem bíblica em que Deus diz a Moisés para lembrar o povo hebreu quem o tirou da escravidão egípcia.
“Guiados por Deus, conduzidos por Moisés, o povo esqueceu do que Deus fez por ele. Deus apareceu para Moisés e disse: Ei, Moisés, esse povo que eu fiz tudo por ele, acabou se esquecendo do que eu fiz. Vai lá e fala para eles, conta a história de como eles viviam. Lembra para eles que eles eram escravos, que eles não tinham onde dormir. Lembra para eles que eles comiam as migalhas da mesa do Faraó […]”, iniciou David.
“Sabe por que estou dizendo [isso] para vocês? Eu quero que vocês me ajudem a lembrar essa cidade que quando nós assumimos essa cidade estava sepultando nossos irmãos em valas coletivas, tínhamos a pior saúde básica do Brasil, tínhamos ônibus pegando fogo, tínhamos ruas esburacadas, tínhamos condição muito ruim. E hoje estamos vivendo os melhores momentos da nossa cidade. E tem gente que nunca fez nada por nossa cidade querendo enganar o povo. Por isso, quero que vocês me ajudem a lembrar o povo de como era a cidade de Manaus e como está ficando”, completou David.
David foi eleito em 2020, no 2º turno, com 466.970 votos (51,27% dos votos válidos). Na ocasião, o prefeito enfrentou Amazonino Mendes, que recebeu 443.747 votos.
Veja o vídeo com trecho da fala do prefeito:
Gestão
Durante seu discurso, David destacou a ampliação da cobertura de saúde básica, que saiu de 42% para 84%. Também lembrou do aumento da frota de ônibus equipados com ar-condicionado (42% da frota), do avanço nos indicadores da Educação e das obras de recuperação de ruas.
O evento reuniu representantes dos partidos que até aqui manifestaram apoio à reeleição de David: MDB, PSD, Agir e Democracia Cristã (DC).
O lançamento da pré-candidatura de David foi realizado no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, local onde o político cresceu.
“Aqui (Morro da Liberdade) é onde tudo começou. O homem ele não pode esquecer as suas origens. Todas as campanhas que eu fiz eu comecei aqui, onde surgiram as nossas candidaturas vitoriosas, e é com esse anúncio que quero compartilhar com quem mora na periferia, no bairro, na comunidade, na zona rural”, disse David.