MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta terça-feira, 21, que a Segurança Pública é atribuição do governo estadual mas que a prefeitura pode ajudar por meio da Guarda Municipal.
“A segurança é atribuição do governo, a Polícia Militar nunca vai ser substituída, ela é soberana. Só que nós temos como dar uma ajuda com a nossa guarda. Nós assumimos uma corporação que tinha apenas duas viaturas. Fizemos concurso público, armamos, treinamos, equipamos e hoje estamos com 34 viaturas, mais 200 homens e mulheres entrando para o efetivo. Nós temos todo o serviço de inteligência na Guarda Municipal”, disse David.
A declaração do prefeito foi dada em entrevista ao programa 18Horas, da Rádio Mix.
Na entrevista, o prefeito destacou que a Guarda Municipal está sendo equipada para poder colaborar na segurança de prédios públicos municipais e demais estruturas administradas pela prefeitura, como parques, terminais de ônibus, escolas, creches, feiras, mercados e unidades de saúde.
David Almeida acrescentou que a reestruturação da Guarda Municipal já está resultando no combate a assaltos em veículos do transporte coletivo. “Acabo de receber uma foto que acabamos de frustrar mais um assalto dentro do transporte coletivo. Então, a Guarda Municipal vai funcionar assim. Nós estamos fazendo um trabalho que vem somar, agregar, a gente não quer substituir, não. A gente quer atuação em parceria com a Polícia Militar, que é atribuição do governo estadual”, explicou o prefeito.
Neste mês de maio o tema Segurança Pública vem ganhando espaço entre grupos políticos adversários da eleição municipal deste ano.
No início do mês, o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, criticou as câmeras de segurança instaladas em ônibus de Manaus. A instalação de câmeras em ônibus é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
Segundo o secretário, os equipamentos são mal posicionados e capturam imagens de baixa qualidade, o que prejudica a investigação de assaltos. Na sua fala, Vinícius declarou ainda que o combate à crimes que acontecem no transporte público não pode ser um “conta” apenas do Governo do Estado.
“A gente tem conversado muito com o Sinetram. E aqui peço apoio dos vereadores nesse sentido, para que melhorem o sistema de câmeras nos ônibus. O sistema de câmera é um sistema que não propicia a Polícia Civil fazer uma investigação, porque a imagem é muito ruim, o posicionamento dessas câmeras é voltado para o motorista e para o cobrador, onde na verdade deveria ser voltado para a entrada e saída do ônibus e para o ambiente interno desse ônibus, para melhorar a qualidade do inquérito depois, melhorar o trabalho da polícia civil. Nós temos temos outros problemas a seres discutidos com o Sinetram. Temos buscado esse diálogo. Mas essa conta não é só do sistema de Segurança Pública. Cada um tem que pagar um pedaço dela, para que a gente possa solucionar”, declarou o secretário, durante entrega de equipamentos de segurança no Centro de Manaus.
David reagiu à fala do titular da SSP-AM. “A informação que a prefeitura tem é que essas câmeras ajudaram a diminuir a incidência de assaltos dentro dos ônibus”, declarou o prefeito na ocasião.
Ao comentar a fala, o prefeito disse que quando o secretário exibe números que mostram a queda de assaltos isso se deve, em parte, à decisão de instalar câmeras nos ônibus.
“Com relação à qualidade das câmeras, é algo a ser discutido. Mas, porém, o próprio secretário, quando ele concede entrevista coletiva, ele fala da diminuição dos índices de assaltos, muito fruto, exatamente, dessas câmeras”, completou David ao ESTADO POLÍTICO.