MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) informou que vai encaminhar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei para criar a Secretaria Municipal de Defesa Social, que será gerida pelo ex-secretário de Segurança Sérgio Fontes, que é delegado da Polícia Federal e já foi superintendente regional da corporação no Amazonas.
Em transmissão das redes sociais no início da tarde desta segunda-feira (7), David anunciou que pretende armar a Guarda Municipal e, a partir da criação da nova secretaria, contratar policiais militares em seus períodos de folga para fazer um patrulhamento extra na cidade (o chamado ‘Bico Legal‘).
O prefeito disse que essa é uma resposta aos acontecimentos deste último domingo (6), quando a capital e seis cidades do interior registraram intensos ataques vândalos a veículos e prédios públicos, promovidos por criminosos, supostamente em retaliação pela morte de um traficante.
O projeto para criar a secretaria será enviado até a próxima quarta-feira (9). A nova pasta agregará setores como Trânsito, Transporte, Defesa Civil e Casa Militar. “A partir dessa semana a Câmara vai estar analisando essa proposta da criação da Secretaria de Defesa Social, aonde nós vamos iniciar a… vamos armar a nossa Guarda Municipal. Nós temos entre 450 e 480 guardas civis municipais. Nós vamos fazer, no início, o treinamento, a preparação, a formação dos guardas municipais para que eles possam manusear armas e também dar sua contribuição na defesa social da nossa cidade”, disse.
“Agregado a isso, a partir do momento da criação da Defesa Social, nós vamos solicitar um convênio com a Polícia Militar de 220 policiais militares, aonde nós vamos comprar a hora de folga do policial para ele tirar serviço nos órgão, nos terminais de ônibus, nas nossas viaturas”, completou.
Avaliação
Sobre o “domingo de terror”, o prefeito disse que o episódio trouxe alguns aprendizados. Com relação ao enfrentamento armado à revolta, ele ressaltou que essa é uma atribuição do Estado e avaliou como positiva a reação do governo Wilson Lima (PSC) ao solicitar o reforço da Força Nacional de Segurança.
“Caso esses ataques persistam, aconselho convocar a GLO para garantir o Exército. O que aconteceu ontem em Manaus foi uma página triste da nossa história, a Noite dos Cristais de Manaus”, disse.
David disse que cabe à prefeitura dar conta da manutenção dos serviços públicos municipais, por isso iniciou de imediato a recuperação dos espaços públicos alvos de ataques.
Ônibus, aulas e vacinação
As aulas da rede municipal, caso não ocorra uma nova onda de ataques, serão retomadas nesta terça-feira (8), assim como a vacinação contra a Covid-19 para os públicos que já tem calendário estabelecido.
+Comentadas 7