MANAUS – Nesta quarta-feira (1º), o prefeito David Almeida (Avante) reforçou o alinhamento com o governo de Wilson Lima (PSC) e ensaiou o discurso de apoio que adotará para a campanha de reeleição do governador em 2022.
Até então limitada a termos como “nova política” e “velha política”, a retórica pré-eleitoral de apoio a Wilson começa a ganhar novas nuances, dando corpo e tom ao discurso. Nesta manhã, o David usou a maior parte do seu tempo de fala (13 minutos) para enaltecer Wilson e a parceria da prefeitura com o governo.
Durante a assinatura de um convênio para reforma de feiras e mercados da capital, uma solenidade que começou às 6h na Feira Modelo da Compensa, o prefeito disse que, diferentemente dos antecessores, ele e Wilson são “trabalhadores” e não são “preguiçosos” nem “vaidosos”.
“Nós estávamos acostumados com políticos preguiçosos, que chegavam em solenidades quatro horas da tarde com cara de sono. Essa é a realidade. E às vezes nem iam na solenidade, só que os tempos mudaram. O povo do Estado do Amazonas em 2018 escolheu um trabalhador, um operário para ser governador. E confirmou isso em 2020, [ao escolher para prefeito da capital] alguém que está na lida cedo”, disse
David afirmou que sua gestão é grata a Wilson pelo governo estar “estendendo a mão para Manaus” enquanto outros governadores no passado “puniram” Manaus por não terem tido a maioria de votos na capital – uma alfinetada indireta a Amazonino Mendes.
“Quem estende a mão para Manaus, Manaus saberá reconhecer”, disse David.
Wilson agradeceu e seguiu na mesma linha. “A gente vive um novo momento na política, em que nós temos um prefeito e um governador que acordam cedo. E foi para isso que a gente foi eleito”, disse. “Enquanto eles dormem até 11h da manhã, a gente tá aqui 6h da manhã na feira”, completou.
Troco likes
Ao citar os trabalhos do governo, David disse que acompanha tudo pelas redes sociais de Wilson. “Eu acompanho as redes sociais do governador e do governo e vejo a quantidade e volume de recursos que o governador tem mandado para o interior para que seja feita a execução pelas próprias prefeituras e é em nome dessa parceira, em nome desse novo tempo, dessa nova forma de se administrar que eu quero saudar e pedir uma salva de palmas para o governador Wilson Lima. Muito obrigado, governador”, discursou.
O governador, por sua vez, também disse que segue o prefeito. “Eu tenho acompanhado o David Almeida em todas as atividades nas redes sociais e o quanto ele tem feito por Manaus”, disse.
Discursos
Confira abaixo os principais trechos dos discursos:
David Almeida
Nós estávamos acostumados com políticos preguiçosos, que chegavam em solenidades quatro horas da tarde com cara de sono. Essa é a realidade. E às vezes nem iam na solenidade, só que os tempos mudaram. O povo do Estado do Amazonas em 2018 escolheu um trabalhador, um operário para ser governador. E confirmou isso em 2020, [ao escolher] alguém que está na lida cedo. Nós [comitiva da prefeitura] chegamos de madrugada, 1h de Brasília e nós estamos aqui, chegamos pontualmente, nós e o governador. São novos tempos que estamos inaugurando aqui na cidade de Manaus e no Estado do Amazonas. Este gesto, este ato que nós estamos vendo aqui em Manaus é uma constante no interior.
Eu acompanho as redes sociais do governador e do governo e vejo a quantidade e volume de recursos que o governador tem mandado para o interior para que seja feita a execução pelas próprias prefeituras e é em nome dessa parceira, em nome desse novo tempo, dessa nova forma de se administrar que eu quero saudar e pedir uma salva de palmas para o governador Wilson Lima. Muito obrigado, governador. Muito obrigado pelo o que o senhor tem feito por Manaus. Além de Manaus, pelo Amazonas. Eu tenho conversado com prefeitos do interior. [Eu agradeço] a forma como o senhor tem tratado o interior e Manaus.
Isso aqui não seria possível em outros tempos, porque o governador [era] muito vaidoso, o prefeito era mais vaidoso ainda, quando caía um relâmpago ele preparava pensando que era um flash para tirar uma foto. E eles não se falavam e também não falavam com o governo federal e quem sofria era Manaus, era o povo, que vive dentro da feira.
E eu nasci dentro de uma feira, de um mercado, assim como o Renato [Júnior, titular da Semacc]. Nós conhecemos a realidade de quem acorda 2h30 da manhã para irem às centrais de distribuição para trazer o alimento para servir à população nos bairros. Eu sei o que é isso. E aí quis Deus que o povo me escolhesse para ser o prefeito dessa cidade. E agora, essas estruturas que estão esquecidas há mais de 30 anos, tem locais que não visitados há mais de 30 anos. Além dessas feiras, as feiras volantes serão reformadas.
Quem estende a mão para Manaus, Manaus saberá reconhecer. E nesse momento quem tem estendido a mão para Manaus, quem tem ajudado Manaus é o governador Wilson Lima.
Vocês sabem o que aconteceu aqui no passado? Eu não vou citar nomes. Mas anotem. O povo tem memória curta. E eu estou justamente aqui para abrir os olhos da população. No passado, governantes que perderam a eleição em Manaus puniram Manaus, sabe como? Tirando receita, percentual de Manaus e passando para outros municípios do interior. Vocês sabem quanto em reais está essa dívida? Quase um bilhão de reais. Esse gesto foi feito no passado. Quase um bilhão de receita que tiraram de Manaus. Com esse valor nós podemos fazer 10 viadutos, reformar todas as feiras, recapear todas as ruas de Manaus. E é isso que essa gente que administrou e nos puniu e ano que vem vai pedir uma nova oportunidade, mas já sai pelas ruas, pelo interior propagando inverdades.
Mas só que eu tenho memória muito boa e eu vou fazer o povo entender isso. Sabe quem está devolvendo o dinheiro que foi tirado de Manaus há 15 anos? É o governador Wilson Lima, isso é uma realidade. De 900 e 80 milhões que é a dívida, somente neste ano e início do ano que vem o governador está devolvendo para Manaus para que nós possamos investir em Manaus, recuperar o que os outros tiraram de Manaus, R$ 580 milhões. Não é algo para David, é para Manaus. E esse é um gesto muito digno. Este é um gesto que tem que ser propagado, tem que ser falado.
A verdade tem que ser dita: Manaus foi punida por seus antecessores, governadores, porque perderam a eleição em Manaus puniram Manaus. E eu vou fazer questão das 34 feiras que eu vou dizer que tiraram dinheiro […]
Wilson Lima
Eu quero agradecer, prefeito, às suas palavras e o caminho que o senhor tem seguido para melhorar a vida de quem mora nesse Estado.
Muita gente estranhou quando a gente marcou essa solenidade para 6h da manhã, mas essa é uma atividade que está presente nas nossas vidas. Eu tenho acompanhado o David Almeida em todas as atividades nas redes sociais e o quanto ele tem feito por Manaus e isso é muito importante. É sinal de que a gente vive um novo momento na política, em que nós temos um prefeito e um governador que acordam cedo. E foi para isso que a gente foi eleito. Eu aprendi com meu pai e minha mãe que a gente não ganha nada a não ser com o trabalho e a nossa missão é essa: trabalhar pelas pessoas que mais precisam, que mais necessitam. E isso é o que mais incomoda eles. Enquanto eles dormem até 11h da manhã, a gente tá aqui 6h da manhã na feira […]