MANAUS – Em dois momentos distintos, durante a entrevista coletiva da manhã desta segunda-feira (14), o prefeito David Almeida (Avante) destacou sua parceria “harmônica” com o Legislativo municipal em contraposição à relação que o governador Wilson Lima (PSC) manteve com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), sobretudo nos primeiros anos de mandato.
Wilson e David concederam uma entrevista coletiva para falar sobre a campanha de imunização contra a Covid-19 realizada no fim de semana, quando mais de 140 mil pessoas com mais de 40 anos tomaram a primeira dose de vacina.
David iniciou agradecendo aos vereadores presentes e destacou a parceria da prefeitura com a Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Situação bem diferente…”, prosseguiu, sem concluir, para emendar:
“Governador, o senhor viveu muitos momentos difíceis. Hoje a gente dá um passo aqui gigantesco, em busca de dar à cidade de Manaus uma condição diferente. E essa interlocução da Câmara Municipal, dos poderes independentes porém harmônicos, fazem com que a cidade de Manaus já seja diferente em cinco meses”, disse.
O prefeito voltou a tocar no assunto quando foi provocado pela a imprensa. Ele disse que “Manaus está dando certo” porque o Executivo e o Legislativo estão andando na mesma direção, o que ele disse desejar que ocorra na esfera estadual. “Que isso também aconteça com o governo estadual”, disse. “O governador sofreu quase três anos, só administrando problemas”, apontou, afirmando que agora é hora de “administrar soluções” e que está aberto para novas parcerias com Wilson, basta ele procurá-lo.
Saiba mais
Na ALE-AM, Wilson enfrentou um processo de impeachment, que foi arquivado, período em que sofreu uma intensa oposição do então presidente da Casa, Josué Neto (hoje conselheiro de Contas), por conta da Lei do Gás. Ele também levou uma “pernada” na eleição para a Mesa Diretora no fim de 2019.
Nos últimos meses, no entanto, Wilson vem conseguindo recompor a base, abrindo espaços para parlamentares no governo. Essa visibilidade e influência são importantes para que eles consigam se fortalecer eleitoralmente.
Quando presidente da ALE-AM, em 2018, David não teve uma relação tão harmoniosa com o então governador Amazonino Mendes.