MANAUS – Com 463.471 mil votos (51,24%) contra 440.954 mil votos (48,76%) de Amazonino Mendes (Podemos), e 99,3% das urnas apuradas, David Almeida (Avante) é o novo prefeito de Manaus. O político tem 51 anos.
De luto pela morte da mãe, Rosa Almeida, que faleceu no sábado, 28, David não participará da festa da vitória, segundo informou nota da coligação “Avante Manaus” (Avante, Democratas, PMB, PTC, Pros e PV).
Evangélico, David era motorista antes de disputar a primeira eleição, em 2006, quando se elegeu deputado estadual no Amazonas, com 7,5 mil votos.
Em 2014, reeleito, foi líder do governo de José Melo. Na mesma legislatura, foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Com a cassação de Melo, em maio de 2017, David assumiu o governo do estado interinamente, até a realização das eleições suplementares.
Em 2018 disputou o governo pelo PSB, ficando em terceiro lugar. O governado eleito foi Wilson Lima (PSC).
Vice-prefeito
Nestas eleições, filiado no Avante, o político fez aliança com o DEM, de Pauderney Avelino, então secretário de Wilson. O cacique indicou o vice para a chapa, Marcos Rotta, que é o atual vice-prefeito de Manaus.
Durante todo o primeiro turno, as pesquisas apontavam David em segundo lugar. Ao confirmar passagem para o segundo turno, o candidato do Avante passou a liderar as consultas, o que se concretizou com o resultado final da apuração deste domingo, 29.
David substituirá Arthur Neto (PSDB). O tucano foi reeleito em 2016 e por isso não disputou as eleições deste ano.
Fotos: Divulgação/Campanha de David Ameida
+Comentadas 1