MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), deve fazer uma reforma administrativa ainda no primeiro ano de governo, com mudanças na estrutura organizacional da prefeitura.
Para isso, David criou uma comissão para analisar a atual estrutura da prefeitura e propor mudanças. O grupo tem prazo de 6 meses para apresentar propostas de uma reforma administrativa ao prefeito.
Na gestão de David, a prefeitura tem 17 secretarias, 4 autarquias e 2 fundações. É a mesma estrutura organizacional que a prefeitura tinha no final do governo do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB).
O decreto nº 5.042, criando a Comissão da Reforma Administrativa foi publicado no Diário Oficial do Município (DOE) de sexta-feira, 19.
A comissão será compostas pela Casa Civil, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Finanças, Controladoria-Geral e Secretaria de Administração e Gestão.
Aliados políticos prestigiados
Na largada de sua gestão, David optou por colocar aliados políticos nas principais pastas do Executivo.
O partido que compôs sua chapa majoritária na campanha, o DEM, levou, por exemplo, o comando das pastas da Educação e de Infraestrutura.
O presidente estadual do DEM, Pauderney Avelino, assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Enquanto o vice-prefeito, Marcos Rotta, comenda a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Na área da Saúde, outra importante pasta do município, David nomeou como secretária Shadia Fraxe.
A médica é esposa do deputado estadual Abdala Fraxe, aliado político do prefeito desde que ambos eram colegas na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).