MANAUS – A secretária estadual de Comunicação do Amazonas, Daniela Assayag, entregou o cargo do governador Wilson Lima (PSC) neste domingo, 5.
A informação foi comunicada pela própria secretária, em suas redes sociais.
O motivo da saída da secretária é a venda suspeita de ventiladores pulmonares para a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para atender pacientes com Covid-19.
A compra é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) e já levou para a prisão da atual secretária da Susam, Simone Papaiz, na operação Sangria.
Os investigadores apontam que há indício de direcionamento no negócio e sobrepreço.
Nesta semana, a CPI da Saúde na ALE-AM, que também investiga a compra de R$ 2,9 milhões, divulgou que o esposo de Daniela, o médico Luiz Carlos Avelino Júnior, é sócio de uma das empresas envolvidas no negócio, a Sonoar.
Para os deputados que compõem a CPI, a descoberta indica que Luiz lucrou com a venda dos aparelhos, que agora é objeto de inquérito no STJ.
Quando a informação foi divulgada, Daniela convocou coletiva e defendeu que nunca praticou qualquer ato ilegal.
A secretária afirmou que o marido estava comprando cotas societárias da Sonoar, mas que desistiu depois da empresa ser envolvida no escândalo.
A CPI obteve documento, um contrato de cessão de cotas societárias, onde há a informação que a partir de janeiro de 2020 Luiz atuaria como sócio de fato da empresa.
A compra foi realizada no início de abril. Segundo a secretária, o esposo desistiu de comprar a Sonoar em maio.
Abaixo, o texto de Daniela nas redes sociais:
Na tarde deste domingo, entreguei ao governador meu pedido de exoneração. Acredito que minha saída da Secretaria de Comunicação permitirá que a apuração dos fatos ocorridos na última semana possa se realizar com seriedade e profundidade. E que sejam esclarecidas as ilações sobre atitudes e comportamentos não condizentes com a minha prática profissional.
Reafirmo a certeza de ter exercido o meu papel com todos os requisitos técnicos e éticos exigidos no cumprimento de minha função frente à Secretaria de Comunicação deste Governo.
Espero que minha atitude represente, mais uma vez, meus princípios de lutar pela apuração dos fatos com veracidade e justiça.
+Comentadas 3