MANAUS – A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, chegou a Manaus neste domingo (12). A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), durante pronunciamento on-line.
Damares chega a Manaus um dia após o secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gabbardo, anunciar que o órgão vai construir um hospital de campanha no Amazonas para atender a população indígena.
Segundo Wilson, Damares chega para debater questões relacionadas à saúde indígena no Amazonas durante a pandemia de Covid-19.
“Eu quero só dar uma informação aqui sobre a vinda da ministra Damares Alves, ela já está aqui em Manaus e daqui a pouco eu vou ter uma agenda com ela. Ela vem para, naturalmente, tratar sobre a questão do atendimento aos indígenas. Então daqui a pouco vou ter essa reunião com ela. Ela inclusive está vindo acompanhada do diretor-presidente da Funai”, disse Wilson durante o pronunciamento.
AM registra duas mortes de indígenas
A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) registrou neste domingo, 12, a morte de dois indígenas pela Covid-19.
Um indígena da etnia Kokama, de 44 anos, que não tinha relato de comorbidade, veio de São Paulo de Olivença para Manaus, onde recebeu assistência mas não resistiu e foi a óbito no dia 9 de abril.
Outro indígena com diagnóstico confirmado, de 78 anos e com histórico de hipertensão e cardiopatia, recebeu assistência mas também não resistiu e morreu ontem (11/04).