MANAUS – Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) mostram que o Amazonas levou 10 dias para alcançar a marca de 26 casos confirmados de Covid-19 desde a primeira confirmação no Estado. No 20º dia já eram 200 casos e, 10 dias depois, esse número mais que quintuplicou, chegando a 1.049 diagnósticos positivos em 13 abril, exatamente um mês após o primeiro caso.
Os dados constam no quarto boletim da “Situação Epidemiológica de COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas”, divulgado nesta sexta-feira (17).
A aceleração acentuada aconteceu a partir do dia 4 de abril. A velocidade evidencia o que os especialistas da área chamam de crescimento exponencial.
“Em 30 dias, nós saímos de um caso para 1.049 casos. Entre 20 e 30 dias (desde a primeira confirmação), nós tivemos um aumento de cinco vezes o número de casos, num período muito curto de tempo”, observou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, em “live” sobre a atualização de casos nesta sexta-feira.
“Só na semana passada, nós tivemos 739 novos casos e, no último dia 14, nós tivemos 209 casos com 19 óbitos – foi o dia, até hoje, que nós tivemos o maior número de casos”, disse.
“Esse gráfico, portanto, demonstra a velocidade da disseminação do vírus, o quão rapidamente o vírus, ele está passando de uma pessoa para outra e afetando um número maior de pessoas e, inclusive, causando um impacto severo, que se exprime na forma das pessoas que estão em UTIs e daqueles que infelizmente estão indo a óbito”, analisou Rosemary.