MANAUS – O CRM-AM (Conselho Regional de Medicina do Amazonas) abriu uma sindicância contra duas médicas que gravarem na quarta-feira, 8, um vídeo zombando dos gritos de dor de uma criança que era atendida no hospital de Maués (distante 248 quilômetros de Manaus). A informação foi divulgada pelo Conselho por meio de nota publicada nas redes sociais.
Na nota, o CRM diz que tomou conhecimento do episódio por meio da imprensa. “(…) e determinou uma sindicância ex ofício, para apurar as responsabilidades profissionais e éticas das médicas envolvidas”. O conselho diz ainda que o processo de apuração ocorrerá sob sigilo, conforme determina a legislação. “Informamos ainda que o Conselho de Medicina do Amazonas não compactua com este tipo de atitude e que trabalhamos diuturnamente em prol da ética e da boa medicina”.
Na quinta-feira, 9, a Prefeitura de Maués exonerou as duas médicas.
No vídeo, publicado pelas próprias profissionais, uma delas chega a dizer que a criança, que chorava ao fundo, aparentemente em outro ambiente do hospital, estava sendo exorcizada. As duas riem.
O vídeo exibe uma legenda informando que a criança havia sido atingida por um raio.
Em nota, a prefeitura do município classifica o episódio de lamentável e repudia o que considerou “postura antiética e desumana” das profissionais.