Da Redação
Duas crianças reapareceram nesta terça-feira (15) após quase 30 dias desaparecidas em uma floresta no município de Manicoré, no Amazonas.
As crianças, um menino de 8 anos e outro de 6 anos, serão transferidas para Manaus, por conta do quadro de desnutrição.
Os dois desapareceram da Comunidade Palmeiras, na zona rural de Manicoré, no dia 18 de fevereiro.
Os irmãos foram encontradas por três homens que retiravam madeira na Comunidade Capanã.
O local fica a seis horas de lancha da aldeia onde as crianças moram com os pais.
“Dia 18 as duas crianças foram cassar passarinho e sumiram. Recebi do conselheiro distrital a solicitação de ajuda para fazer buscas, a gente deu, envolveu bombeiros e polícia. Aí, 15 dias depois, com o insucesso, as buscas foram diminuindo. E ontem à tarde (terça), um senhor estava serrando madeira e do nada elas apareceram, na mesma comunidade, só que quilômetros distantes. É um verdadeiro milagre”, conta Januário Neto, responsável pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, que prestou auxílio ao DSEI da região de Manicoré.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou em nota que mobilizou toda estrutura para fazer a transferência das crianças para Manaus caso a equipe médica do município julgue necessário.
Segundo a SES-AM, as crianças apresentam quadro grave de desnutrição, escoriações na pele, porém estão estáveis.
Leia abaixo a nota:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que colocou à disposição da Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré uma aeronave para transferência dos irmãos, caso a equipe médica do município julgue necessário. Até o início da manhã desta quarta-feira (16/03), o município ainda não havia solicitado a transferência para capital.
Os profissionais de saúde da SES-AM mantêm contato com a equipe médica de Manicoré desde ontem. Intensivistas pediátricos da rede estadual de saúde orientam os profissionais em relação à hidratação gradativa e suporte nutricional.
De acordo com informações do hospital do município, as crianças estão recebendo tratamento com antibiótico e se alimentam com composto nutricional e soro intravenoso. Por volta de 10h30, após novos exames, a necessidade de transferência será reavaliada pela equipe local.
Os irmãos chegaram ao Hospital Regional de Manicoré na noite de terça-feira (15/03) apresentando quadro grave de desnutrição, escoriações na pele, porém estão estáveis, segundo a secretaria municipal de saúde.