MANAUS – Com casos de Covid-19 aumentando, o Amazonas iniciou neste semana ações para ampliar o número de leitos de UTI no hospital referência para a doença, o Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.
Segundo o Governo do Amazonas, a meta para novembro é criar novos 30 leitos do tipo para a unidade. O governador Wilson Lima (PSC) esteve neste fim de semana no hospital.
“Nós percebemos uma tendência de aumento dos casos de Covid no estado do Amazonas e já começamos a tomar algumas medidas de prevenção para que a gente possa ampliar nossa rede e garantir atendimento àqueles pacientes que venham a ser agravados pela Covid. Nós estamos hoje terminando a montagem de leitos aqui no Delphina Aziz, amanhã 10 leitos de UTI estarão já em funcionamento, já à disposição para receber os pacientes, e até o dia 15 nós teremos concluídos mais 20 leitos”, afirmou Wilson Lima em release enviado à imprensa.
A estratégia do governo, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (ALE-AM), faz parte do plano de organização da rede estadual de saúde para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag), que acontece entre novembro e junho no Amazonas.
O plano da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também prevê a ampliação de leitos na rede complementar. Nesta primeira fase, estão sendo implementados outros 10 leitos no Hospital Beneficente Português e dois no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam).
O Amazonas atingiu neste domingo, 1º, 161.974 casos da doença e 2.895 óbitos no estado.