MANAUS – Durante sessão da CPI da Covid nesta quinta-feira (20), o senador Eduardo Braga (MDB) questionou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre o fechamento do hospital Nilton Lins em Manaus. A unidade foi aberta emergencialmente pelo Governo do Amazonas, em 2020, para auxiliar no atendimento de pacientes com Covid-19.
Após a fala do senador do MDB, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD), lembrou o colega que a capital do Amazonas teve outro hospital de campanha, aberto com recursos da Prefeitura de Manaus, e que Braga deveria lembrar dessa unidade e também questionar sobre a razão de ter sido fechada no mesmo período em que o hospital do estado ter encerrado as atividades, em 2020.
“Não vamos proteger ninguém”, disse Omar. “Bem lembrado”, respondeu Braga.
A assessoria de Omar postou no Twitter o lembrete do presidente da CPI a Braga.
O hospital de campanha da Prefeitura de Manaus foi aberto no dia 14 de abril de 2020 e foi fechado pela gestão de Arthur Neto no dia 15 de junho do mesmo ano.
O hospital Nilton Lins, de gestão estadual, foi aberto no dia 18 de abril de 2020. E foi fechado no dia 16 de julho, no mesmo ano.
À época, as duas gestões alegaram baixa no número de internações para encerrar as atividades das unidades.
Troca de farpas
Desde quarta-feira, 19, os dois senadores do Amazonas trocam farpas sobre o posicionamento que têm adotado em relação aos seus aliados locais quando se posicionam na CPI.
Em vídeo de uma discussão de bastidor da CPI da Covid gravado na quarta-feira (19), Omar desafiou Braga a “falar do prefeito” de Manaus.
A discussão de bastidor foi replicada nas redes sociais por bolsonaristas, como o ex-superintendente da Suframa Coronel Menezes.
No vídeo, Braga repete o discurso que tem feito sempre que se manifesta na CPI.
De olho nas eleições de 2022 no Amazonas, o senador não retira a gestão de Wilson Lima (PSC) da mira de sua artilharia ao disparar críticas às ações do governo federal no combate à pandemia em Manaus.
“Não faltou dinheiro. Faltou competência”, repete Braga a Omar no vídeo, referindo-se ao Governo do Amazonas.
O presidente da CPI então indaga Braga a dizer de quem faltou competência, e provoca: “Então fala do prefeito”. “Eu falei, eu falei”, rebate o senador do MDB.
Não é possível identificar se Omar se referia ao ex-prefeito Arthur Neto ou ao atual prefeito, David Almeida (Avante).
Mais tarde, na noite de quarta-feira, Arthur Neto publicou um texto elogiando a postura de Braga na CPI da Covid.
“O senador Eduardo Braga, na sessão de hoje da CPI da Pandemia, agiu como um efetivo senador do Amazonas”, disse o ex-prefeito de Manaus. O tucano tenta construir uma candidatura em 2022, com foco no governo ou Senado.
Em 2022, a vaga no Senado em disputa é a ocupada por Omar.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado