MANAUS – A Prefeitura de Manaus iniciou, na manhã desta terça-feira (19), a vacinação grupos prioritários com a vacina CoronaVac, encaminhada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Nesta primeira etapa serão imunizados profissionais da saúde. Segundo o prefeito David Almeida (Avante), para esta fase não haverá pontos fixos de vacinação, uma vez que os profissionais estão na linha de frente do atendimento de pacientes da Covid-19 e não podem deixar os locais de trabalho. Por isso, haverá equipes volantes de vacinação.
Serão 50 equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) percorrendo unidades de urgência e emergência da rede pública para vacinar médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais do setor.
Lançamento da campanha ocorreu hoje (19). Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom
Um total de 40.072 doses do imunizante, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram destinadas ao município de Manaus na primeira remessa.
Com o quantitativo recebido, a meta é vacinar 34% dos 56.618 trabalhadores da saúde, incluindo os da rede pública e privada, o que corresponde a 19.250 profissionais que atuam na capital, além de 100% dos 386 indígenas aldeados na área rural do município, outro grupo prioritário incluído nesta primeira fase.
A estes dois grupos serão aplicadas as duas doses de vacina necessárias para completar o esquema vacinal, com o intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.
De acordo com o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, que atende ao que foi estabelecido pelo Plano Nacional e pelo Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, emitido nesta segunda-feira (18), todos os trabalhadores da saúde serão contemplados, mas a vacina será ofertada de forma gradativa e de acordo com a disponibilidade do produto no País.