MANAUS – Há dez dias, o Governo do Amazonas vem divulgando os casos de mortes por Covid-19 em Manaus que ocorreram meses atrás, no ápice da pandemia, mas que não tinham entrado nas estatísticas oficiais por causa dos critérios de inclusão, recentemente alterados pelo Ministério da Saúde.
A revisão de diagnósticos tem inflado os números gerais de óbitos, mas não refletem uma nova aceleração da doença, que continua em tendência de queda.
Essa revisão epidemiológica está sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e segue novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 a partir de avaliação clínico-epidemiológica e exames de imagens.
Com a reclassificação, mais 148 óbitos foram incluídos nos boletins até esta quarta-feira (19). São mortes que ocorreram em outros momentos da pandemia e que não tiveram diagnósticos conclusivos.
Desde a última terça-feira (18), os boletins incluem gráficos dos últimos 15 dias, referentes aos óbitos, internações e casos confirmados.
O boletim desta quarta-feira (19), passou a incluir um gráfico específico dos óbitos da revisão, o que, na avaliação do governo, garantirá melhor visualização dos dados.
Os óbitos ocorridos em meses anteriores, oriundos da revisão, têm sido contabilizados junto aos registrados em agosto. Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) ressaltam que os casos monitorados e publicados nos boletins diários, demonstram que não houve aumento no número de óbitos registrados no período de 24 horas, que possam indicar elevação na curva de crescimento.
Veículos da imprensa nacional têm interpretado de forma errada o registro desses novos casos e colocado o Amazonas entre os estados com crescimento no número de mortes pelo novo coronavírus.
Desaceleração
A FVS-AM ressaltou em nota que os dados dos boletins reforçam que os óbitos tendo o novo coronavírus como causa confirmada seguem tendência de queda no Estado.
Os dados apontam que, nos primeiros 10 dias deste mês, foram registrados 49 óbitos; enquanto do dia 11 ao dia 19 de agosto, o número foi de 30 mortes, uma redução de 38,7% no período, o que, segundo a FVS-AM, evidencia a desaceleração.
O Governo do Amazonas divulga diariamente informações referentes aos óbitos, internações e novos casos de Covid-19 nos boletins da FVS-AM. Todas as edições dos boletins estão disponíveis para consulta no site www.fvs.am.gov.br.