MANAUS – A Prefeitura de Maués prorrogou as medidas restritivas adotadas para frear a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no município, que contabiliza até esta quarta-feira (29) um total de 85 casos confirmados da doença. O número de casos foi atualizado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) nesta tarde.
O isolamento social é apontado pelas autoridades da Saúde como a única forma de diminuir a velocidade do contágio e, assim, assegurar que haja leitos hospitalares disponíveis para todos os que desenvolverem a forma grave da doença respiratória, que já matou pelo menos sete em Maués.
O decreto 33/2020 prorrogando as medidas efetivadas em decretos anteriores (dos dias 19 e 31 de março) foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas.
Desta forma, continua suspenso, por tempo indeterminado, o trabalho de todos os servidores da prefeitura idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.
O toque de recolher das 19h30 às 6h no perímetro urbano foi mantido, assim como a multa de R$ 300 para aqueles que descumprirem a imposição.
Permanecem suspensos ainda os serviços de transporte de passageiros por barcos, exceto nos casos de urgência e emergência de transporte de cargas.
De acordo com o decreto, os comércios não essenciais também devem permanecer fechados, conforme o recomendava o decreto anterior.
As aulas permanecem suspensas até o dia 30 de maio na rede municipal.
O decreto orienta que as escolas privadas, academias, bares e casas de shows também só devem reabrir em 30 de maio.
A prefeitura recomenda ainda que as lanchonetes e restaurantes podem continuar funcionado, mas apenas com entregas em domicílio.
Os prazos poderão ser prorrogados novamente, conforme a necessidade.