MANAUS – Depois de inserir na campanha de vacinação contra a Covid-19 as pessoas de 54 a 59 anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) passa a vacinar, a partir desta quarta-feira, 9, o público de 50 a 53 anos, por ordem decrescente de idade. Considerando que essa população é maior que a faixa etária anterior, o escalonamento também será por nascimento, informou a prefeitura.
Segundo a Semsa, nesta quarta-feira serão vacinadas as pessoas de 53 anos, nascidas entre janeiro e junho; e na quinta-feira, 10, as da mesma idade, nascidas entre julho e dezembro.
Na sexta-feira, 11, serão vacinadas as de 52 anos, que nasceram entre os meses de janeiro a junho; e no sábado, 12, as de 52, que nasceram de julho a dezembro.
Na segunda-feira, 14, serão atendidos os de 51 anos, nascidos entre janeiro e junho; e na terça-feira, 15, os de 51 anos, nascidos entre julho e dezembro.
Já na quarta-feira da próxima semana, dia 16, serão vacinadas as pessoas de 50 anos, que nasceram entre os meses de janeiro e junho e, na quinta-feira, 17, as de 50 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro.
“Mais uma vez, estamos ampliando a vacinação contra a Covid da nossa população em geral, sem doenças preexistentes, não contemplada em grupos prioritários anteriores. Muito em breve teremos alcançado toda a população acima de 18 anos, o que trará mais segurança para todos e a volta a uma situação de normalidade”, ressalta o prefeito David Almeida.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população de 50 a 53 anos, ainda não cadastrada, a fazer o cadastro no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação.
“O cadastro não é obrigatório, mas nos permite agendar o usuário para o local mais próximo e com uma distribuição adequada à capacidade de atendimento em cada local”, observa a secretária.
A imunização vai ocorrer em seis pontos de vacinação já tradicionais, montados pela prefeitura: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balneário do Sesc/AM.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.
Devem ser vacinadas 48 mil pessoas entre 50 e 53 anos, de acordo com dados da Semsa baseados na população estimada pelo IBGE, excluídos os já vacinados em outras etapas da campanha. Destes, 24,9 mil são mulheres e 23 mil, homens.
Os que realizaram o cadastro no Imuniza devem acessar a plataforma, na opção “Consultar 1ª Dose” para saber a data e o local em que irá receber a vacina. Os que não conseguirem se cadastrar até o dia correspondente à sua idade/gênero podem se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo, com os documentos obrigatórios.
Dois pontos de vacinação não estarão disponíveis para a população geral: o ponto do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Norte, zona Norte, que é único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente; e o posto da Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, na zona Centro-Sul, que é único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e Forças Armadas.