MANAUS – A capital do Amazonas atingiu no sábado, 19, a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas nas pessoas dos grupos prioritários e população geral.
A marca de Manaus foi atingida após, no início da tarde, a prefeitura anunciar a antecipação para 34 anos do público que poderia ser vacinado.
“Foram aplicadas mais de 30 mil doses em menos de nove horas de atendimento durante a intensificação da vacinação”, informou a prefeitura.
Após a aplicação da milionésima dose, houve comemoração por parte do prefeito David Almeida, com a soltura de 500 balões brancos e queima de fogos.
“Esse é um momento histórico para a nossa cidade e me sinto privilegiado por participar, não só como cidadão, mas por ser o gestor e poder estar à frente de tamanho desafio. Exatamente nesta data, 19, completamos cinco meses de campanha. Essa marca, de um milhão, representa uma média de 6,6 mil doses aplicadas por dia, se considerarmos os 150 dias desse período. Um resultado que só com muito empenho e dedicação de todos os envolvidos, servidores e parceiros, poderia ser alcançado”, destacou David.
“Essa campanha magnífica nos faz acreditar que dias melhores virão para a nossa cidade. Isso serve como combustível para todos nós continuarmos a trabalhar. Agora vou ficar aguardando a ligação do governador (Wilson Lima), para que a gente possa fazer uma nova campanha, um novo mutirão, já na próxima semana, para baixarmos ainda mais 10 anos e alcançar a faixa etária de 24 anos”, afirmou o prefeito.
Ao receber a vacina, a universitária Hellen Pereira, de 34 anos, simbolizou a milionésima dose aplicada na campanha. “Estou muito emocionada. Foi uma surpresa para mim. Agradeço a Deus e à prefeitura por nos proporcionar essa vacinação”, disse.
A vacinação contra a Covid-19 em Manaus começou no dia 19 de janeiro.
1,7 milhão de doses aplicadas no Estado
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que o Amazonas aplicou, até sábado, 19, 1.702.524 de doses da vacina contra a Covid-19.
Segundo a FVS-AM, desse total, 1.182.103 são de primeira dose e 520.421 de segunda dose. A informação está disponível no site da fundação, com acesso pelo link https://bit.ly/3gGxSPQ.
Foto: João Viana / Semcom
+Comentadas 1