MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) determinou, neste sábado (14), a suspensão de viagens de servidores estaduais para fora do Amazonas por causa do novo coronavírus (Covid19). O governador também determinou que sejam readequados ou adiados os eventos realizados pelo governo.
As viagens poderão ser autorizadas, segundo Lima, em casos de extrema necessidade.
Os órgãos estaduais deverão revisar todo o calendário de eventos que pretendem realizar, para adiamento ou adequação para assegurar a adoção de medidas de prevenção.
O governador recomendou ainda o adiamento de eventos que reúnam muitas pessoas, organizados pela iniciativa privada e outras instituições ou entidades.
Mais cedo, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) publicou um ato com determinações parecidas no âmbito do Legislativo.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o governador afirmou que não há motivo para pânico e que o momento requer atenção de todos para as medidas de prevenção, como lavagem frequente das mãos com água e sabão e uso de álcool gel, bem como evitar aglomerações de pessoas e compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Sobre o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado no Amazonas, Lima disse que as autoridades de vigilância e saúde do Estado permanecem monitorando o quadro de saúde da mulher com diagnóstico positivo. Ela permanece em isolamento doméstico, com sintomas brandos da doença.
O governador afirmou ainda que a rede de assistência do Estado está preparada para o atendimento caso haja pacientes infectados pelo novo vírus. O exame da paciente diagnosticada foi realizado, com resultado em menos de 24 horas, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento na semana passada.