MANAUS – A Covid-19 continua a se espalhar pela capital amazonense. Nas últimas semanas houve um aumento no número de casos na Zona Norte da cidade. A informação consta na quinta edição do boletim de “Situação Epidemiológica de COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas”, publicado no sábado (25), com informações atualizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) até quinta-feira (23).
Conforme o boletim, os casos confirmados de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 estão distribuídos em 61 bairros de Manaus, o que corresponde a 96,8%.
A Cidade Nova, na Zona Norte, é o que tinha mais casos com diagnóstico confirmado: 89. Na sequencia vem o Parque 10 de Novembro, na Zona Centro-Sul, com 83 casos.
“Destaca-se que houve mudança no padrão de distribuição espacial da doença. Inicialmente, os casos se concentravam em bairros da Região Centro-Sul e Oeste, entretanto, nas últimas semanas houve aumento no número de casos em bairros populosos da Região Norte da cidade”, informa o boletim da FVS-AM.
Quadros graves
O levantamento também observa que o maior número de casos graves são dos bairros Cidade Nova e Compensa (Zona Oeste).
Dentre os casos confirmados de infeccção no Amazonas até quinta-feira, 460 pessoas (15,9%) desenvolveram a forma grave da doença, necessitando de internação hospitalar, sendo considerados, portanto, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Havia 198 pacientes internados. Destes, 56,6% (112) necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total de casos graves, 420 (91,3%) estavam concentrados na capital.
No sábado, a FVS-AM atualizou os números. O órgãos contabiliza 3.635 casos confirmados da doença no Estado., sendo 2.678 em Manaus. O total de óbitos foi a 287, dos quais 233 são de Manaus.