MANAUS – A arrecadação do Amazonas terá uma queda de até 25% em razão da pandemia do novo coronavírus e a recuperação econômica dessa receita pode demorar de três há quatro anos. A informação foi divulgada pelo governador Wilson Lima (PSC), na manhã desta segunda-feira, 25, em entrevista a uma rádio local.
“O maior impacto nós estamos sentindo agora, nesse mês de maio, e a gente ainda precisa chegar até o final do mês para poder fechar o nosso balanço, mas o nosso impacto é algo em torno entre 23 e 25% de perda de arrecadação de ICMS, e isso faz com que a gente faça reajustes nos nossos gastos, sobretudo no custeio da máquina, e isso deve permanecer nos meses de junho e julho”, disse Wilson.
De acordo com o governador, o Amazonas pode começar a dar sinais de recuperação da economia a partir de agosto, setembro e outubro. Mas, segundo ele, essa reação da economia será gradual.
“E aí a gente vai levar 3, 4 anos para fazer essa recuperação e levar o estado na condição em que ele estava antes da pandemia”, avaliou o governador.
Em março, no início da pandemia, em coletiva online, Wilson já havia estimado uma queda de R$ 2 bilhões na arrecadação. À época, ele analisou que sem esse recurso muitas despesas ficariam comprometidas, como, por exemplo, o pagamento do funcionalismo público e a manutenção de serviços essenciais, como, saúde, educação e segurança pública.
+Comentadas 1