MANAUS – O Governo do Amazonas anunciou nesta segunda-feira (13) que o Estado vai começar, a partir de quarta-feira (15), a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
A dose de reforço será para a população que tenha 70 anos ou mais. Também é necessário que a pessoa tenha tomado a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses.
O imunizante utilizado será da Pfizer. Em Manaus, a vacinação vai iniciar pelos idosos institucionalizados, informou a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas).
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19.
“A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde; e considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas. Também vamos incluir os imunossuprimidos, posteriormente, mediante disponibilidade de doses”, explica Cristiano.
Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.
“A operacionalização da campanha de vacinação é de responsabilidade das prefeituras. Então, cada município vai informar os locais de vacinação. De qualquer forma, convocamos o público contemplado para buscar a dose de reforço e intensificar a imunização”, declara a diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim.
Capital
Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) vai aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19, inicialmente, em idosos institucionalizados.
Já quem tem 70 anos ou mais e reside na capital do Estado, a imunização será realizada a partir de sexta-feira (17). Na capital, os locais de vacinação serão divulgados pela Semsa/Manaus.
Reforço
O reforço na imunização contra a Covid-19 é recomendação do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação de enfrentamento da pandemia.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.