MANAUS – Diante da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de posse dos novos dirigentes do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) será realizada no dia 3 de julho, por videoconferência.
Ao contrário do visto em gestões anteriores, onde a cerimônia sempre luxuosa reúne autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de amigos e familiares, a posse de Domingos Chalub (presidente), Carla Reis (vice-presidente) e Nélia Caminha (corregedora-geral de Justiça) no TJ-AM considerou a necessidade de distanciamento social até que esteja completamente afastado o quadro de pandemia.
“Mesmo que possamos vislumbrar um cenário de redução do número de casos da covid-19 até a data para a qual a solenidade está marcada, consideramos prudente evitar a cerimônia presencial, que reuniria um número muito expressivo de pessoas num único espaço, quando uma das principais recomendações das autoridades de saúde para prevenir o contágio pelo novo coronavírus é o distanciamento social”, explicou o atual presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões.
Roteiro
No dia da solenidade, a previsão é que estejam no Plenário do Tribunal apenas o secretário-geral de Justiça – que conduz os atos de posse de cada um dos três desembargadores eleitos -; uma equipe reduzida do cerimonial e os técnicos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-AM, responsáveis pelos procedimentos de transmissão pela internet. Estima-se que a sessão terá uma hora de duração.
Será, então, anunciado o nome das autoridades convidadas que estiverem online prestigiando a posse dos novos dirigentes do Judiciário Estadual e, em seguida, haverá a execução do Hino Nacional.
Realizada a abertura da sessão solene, o desembargador Yedo Simões de Oliveira fará, de sua residência, o discurso de despedida do mandato que se encerra.
A sessão prosseguirá com a leitura do juramento e assinatura do Termo de Posse por cada um dos três eleitos, que também estarão, cada um, em suas residências. Essa parte da cerimônia é conduzida pelo secretário-geral de Justiça da Corte, que faz a leitura de cada um dos três Termos de Posse após a assinatura do documento pelo empossando, pela ordem: o novo presidente, des. Domingos Chalub; a nova vice-presidente, des.ª Carla Reis; e a nova corregedora-geral de Justiça; des.ª Nélia Caminha Jorge.
Em seguida, será o momento dos discursos das autoridades, que se manifestarão também pela plataforma de videoconferência, a partir dos locais onde se encontrarem participando da solenidade. Ao final dessa etapa, será exibida a mídia com a execução do Hino do Amazonas. O presidente empossado fará, então, o discurso final e o encerramento da sessão solene.
Coletiva
Após o fim da solenidade, os novos dirigentes concederão entrevista coletiva na “sala de imprensa virtual”.
Dessa videoconferência participarão apenas os empossados e os jornalistas que se credenciarem previamente. A previsão é de que a coletiva tenha início por volta das 11h10.