MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), durante discurso na cerimônia de posse no Teatro Amazonas, afirmou que administrar o estado será o maior desafio de sua vida e que fará uma reforma administrativa para dar eficiência à gestão.
“Vamos fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão. Vamos implantar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas para garantir que o Estado invista somente naquilo que dê retorno positivo e gere benefícios aos cidadãos”, disse.
Leia abaixo a íntegra do discurso de Wilson Lima:
Senhoras e senhores,
Governar o Amazonas é o maior desafio da minha vida.
Foi a vontade de Deus, a História deste estado e a decisão do povo que me permitiram viver este momento.
Graças a essas três forças assino o termo de posse que me torna, agora, a maior autoridade estadual escolhida pela vontade da maioria da nossa população.
Somos aqui todos testemunhas da escrita de um novo capítulo da História deste estado.
Um capítulo que tem o povo como protagonista. E que me coloca como principal instrumento para promover mudanças.
Chego a este cargo com a autoridade suprema de quem fez e tem aliança com a maior força existente no regime democrático que rege nossa nação.
Está no parágrafo único, artigo primeiro da Constituição brasileira: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Com mais de um milhão de votos recebidos, sinto-me, portanto, forte e encorajado a liderar as mudanças que se fazem urgentes e necessárias para recolocar o Amazonas num nível de crescimento que permita à população não apenas sobreviver, mas viver com qualidade e da maneira digna que merece todo cidadão que paga seus impostos.
Para este novo tempo minha equipe de governo e eu, após avaliação do atual cenário, leitura e interpretação de números e dados, planejamos a estruturação da administração estadual baseada em três grandes eixos:
Gestão eficiente e responsável;
Desenvolvimento empreendedor e sustentável; e
Amazonas com qualidade de vida.
Vamos fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão. Vamos implantar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas para garantir que o Estado invista somente naquilo que dê retorno positivo e gere benefícios aos cidadãos.
É imperativo modernizar a economia amazonense, dando especial atenção ao Polo Industrial, mas também desenvolvendo as potencialidades de outros setores em que o estado tem diferencial competitivo, como o turismo, por exemplo.
Vamos lutar para fazer da cobertura vegetal que temos hoje um ativo e que a floresta seja percebida como um atrativo de valores e não como empecilho ao desenvolvimento.
Temos que investir em infraestrutura para que a competitividade da economia estadual chegue a um patamar mais elevado.
E, sobretudo, vamos priorizar investimentos de impacto que garantam oportunidades iguais a cada cidadão amazonense.
Porque a partir de hoje, vamos lutar e trabalhar muito para que neste estado, todos tenham direitos iguais e recebam o mesmo tratamento em todas as áreas de atuação pública.
Chego ao governo do Amazonas, aos 42 anos, tendo conhecido a plena realidade do que é ser um cidadão comum no Brasil e neste estado.
E são muitas as dificuldades encontradas. Muitas delas causadas pelo descomprometimento e irresponsabilidade com a gestão dos recursos públicos.
Minha missão aqui e agora é corrigir isso. Mas não farei nada sozinho e tenho absoluta consciência deste fato.
Por isso, conclamo os poderes Legislativo e Judiciário e se juntarem a minha equipe de trabalho e a mim na construção de um novo tempo, de um novo Amazonas.
Deputados, senadores, magistrados, vereadores e prefeitos, vamos nos unir pela causa Amazonas.
Melhorar este Estado é nossa meta, nosso ideal.
Eu sou o gestor porque fui escolhido para tal e porque é necessário que alguém assuma esta postura e este cargo. Mas os feitos, as conquistas e as vitórias serão partilhas nossas.
Por isso vou adotar um novo procedimento: pela primeira vez no Amazonas, a foto do governador nas repartições públicas será substituída por fotos de mulheres e homens, jovens, adultos, idosos e crianças para que possamos lembrar diariamente para quem e na intenção de quem nós todos estamos trabalhando.
Vislumbro, de antemão, e sob o signo do absoluto comprometimento de todos, daqui a quatro anos um Amazonas mais robusto economicamente, mais maduro administrativamente e mais justo na criação de oportunidades e prestação de serviços públicos.
Agradeço a confiança a mim atribuída e sou verdadeiramente grato a cada pessoa que participou da construção do caminho que me fez chegar até aqui.
Tenho na memória e no coração a participação e a importância de cada um em todo o processo.
Desde a minha formação como ser humano e cidadão, que envolve meu pai e minha mãe, meus irmãos e familiares; passando pelas portas abertas que tive, pelas dificuldades enfrentadas e vencidas e pela idealização de um projeto que começa a se concretizar hoje.
Quando olho para trás lembro detalhadamente de cada etapa… E só consigo ser muito grato.
Obrigado também e especialmente a um grande companheiro de caminhada: Carlos Almeida.
Todo mundo precisa de um time para entrar em uma competição. E você apostou em mim como eu apostei em você. Isso nos faz uma equipe.
Minha esposa Taiana e meus filhos, Ursula e Hugo, foram o suporte emocional e continuarão sendo o apoio mais próximo e o abraço de aconchego que precisei, preciso e precisarei para seguir.
Deus colocou diante de mim um grande desafio. E será cumprido com dedicação e excelência.
Povo do Amazonas, conte comigo e receba o meu melhor. Este é o meu compromisso.
Boa noite.