MANAUS – Abaixo, confira um resumo das atividades de campanha dos 11 candidatos da prefeito nesta segunda-feira (5) e a agenda prevista para esta terça-feira (6).
Alfredo Nascimento
Juntamente com a vice, Conceição Sampaio, esteve reunido com grupos de mulheres, quando anunciou a proposta de criação da Escola de Empoderamento da Mulher. O evento, na sede do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), localizado na Avenida das Torres, na Zona Norte, foi em alusão ao Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres de mama e do colo uterino.
“Na Escola da Mulher, vamos dar condições para que o público feminino de Manaus possa se capacitar por meio de cursos, para que tenham uma qualificação e gerem renda para suas casas, tendo, assim, mais autonomia e liberdade. Cuidaremos dessas mulheres para que elas possam cuidar de suas famílias”, disse Alfredo, destacando que o espaço será instalado na fronteira das zonas Leste e Norte da capital.
Ainda no bate-papo com o movimento de mulheres, os candidatos disseram que o reforço em prevenção que será feito com a implantação do serviço de rastreamento de pacientes com diagnóstico do câncer do colo do útero, assim como o de mama. O processo, disseram, será feito por especialistas dentro das policlínicas.
Segundo Conceição Sampaio, esses são dois importantes serviços, que contribuirão para a continuidade do atendimento saúde básica. “Conversamos muito sobre o que podemos fazer para melhorar a saúde da população feminina, assim como nos aspectos sociais e de empregabilidade. Diversos estudos apontam que boa parte das mulheres brasileiras são mantenedoras de seus lares, portanto, a elas devemos toda a atenção”, destacou.
Agenda 06/10
9h – Reunião com comunitários e partidários no PL
18h30 – Entrevista para a TV Diário
Amazonino Mendes
Com vários fatores que o colocam no grupo de risco da Covid-19, o candidato segue em campanha pelas redes sociais.
Conforme sua assessoria de imprensa, Amazonino tem recebido todas as demandas pela internet e procura atendê-las, dentro da agenda que vem cumprindo durante a campanha. As dúvidas, em geral, são com relação às administrações já realizadas e os projetos que vai executar na Prefeitura de Manaus, caso seja eleito, tema que será inclusive tratado nos próximos vídeos.
Agenda 06/10
Não foi divulgada.
Capitão Alberto Neto
Ao lado do candidato a vice, Orsine Júnior, realizou caminhada no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, onde cumprimentaram e conversaram com moradores.
Alberto Neto ouviu de comerciantes a necessidade de organizar o trânsito, melhorar a qualidade da educação e saúde na localidade. O candidato a prefeito falou de compromissos que tem assumido com a população.
“Nós iremos fortalecer os investimentos na saúde da nossa cidade de Manaus, com melhorias na atenção básica e vamos buscar mais recursos junto ao governo federal para conseguir evoluir esse setor”, declarou.
Segundo a assessoria de imprensa, durante a caminhada, os candidatos fizeram uso de mascaras de proteção contra o contágio da Covid-19 e a todo momento faziam uso de álcool em gel.
Agenda 06/10
5h30 – Entrevista TV Norte/SBT Manaus
9h – Gravação de programa eleitoral
12h – Almoço com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM)
15h – Reunião com candidato a vereador
16h – Entrevista à Rádio BandNews Difusora
17h – Caminhada
21h – Reunião com apoiadores
Chico Preto
Diagnosticado com Covid-19, o candidato cumpre isolamento domiciliar e não teve atividade divulgada pela assessoria de imprensa.
Agenda 06/10
Não foi divulgada.
Coronel Menezes
Não teve atividade divulgada pela assesssoria de imprensa.
Agenda 06/10
8h – Gravação de vídeos para campanha
15h – Entrevista ao site FalaaíBrasil
20h – Reunião com lideranças do Mauazinho
David Almeida
Em coletiva à imprensa, o candidato apresentou proposta de criação da Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência (Semped). Ao lado de seu candidato a vice, Marcos Rotta, David disse que o projeto prevê um orçamento de R$ 10 milhões ao ano para a pasta, que atenderá um público de pelo menos 320 mil pessoas na capital.
O candidato disse que a medida é um compromisso assumido por sua coligação, que segundo ele prioriza a representatividade. “A nossa chapa que, tem candidatos que representam as pessoas com deficiência, caso sejamos eleitos, firma compromisso de criar essa secretaria específica. Aproximadamente 320 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência na cidade de Manaus. Sem dúvida, uma parcela muito grande da população que precisa da atenção do poder público”, disse.
Entre as ações desenvolvidas pela nova secretaria, em uma eventual vitória, David destacou o aumento no número de pessoas com acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele ainda falou do seu apoio, quando deputado, na criação e manutenção da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência ( Seped), extinta pelo Governo do Amazonas.
“Na época, votei a favor da criação da secretaria. Inclusive a ex-secretária, Vâni, faz parte do meu staff atual. A vinda dessa secretaria para o âmbito municipal vai tornar a vida dessas pessoas mais acessível. Existe um buraco muito grande do que se pode trazer para cá da Previdência Social, sem onerar os cofres do município, a condição é imensa, não iremos gerar custo. Temos possibilidade de aumentar renda e dignidade dessas pessoas”, declarou.
David ainda garantiu que as organizações e entidades representativas atuarão lado a lado com a Semped, onde especialistas na área, que conhecem do assunto, estarão trabalhando na secretaria para que possam resolver e minorar a desigualdade.
Questionado sobre os maiores gargalos de acessibilidade em Manaus, por já ter sido secretário Municipal de Infraestrutura de Manaus, Marcos Rotta falou do processo a ser melhorado na estrutura dos serviços.
“Precisamos melhorar inclusive a estrutura das Unidades Básicas de Saúde para que essas pessoas com deficiência sejam identificadas no atendimento. Também temos de acabar com a burocracia que eles têm que enfrentar para adquirir seus passes-livres, é algo extremamente complexo, e ousaria dizer que há uma série de empecilhos por parte do Sinetram para dificultar a gratuidade no transporte público para PCDs.”
Para o vice-prefeito, o grande desafio é a questão das calçadas na cidade de Manaus, vergonhosamente entre as piores do Brasil. A solução, segundo Rotta, é chamar a iniciativa privada e sociedade em geral, para discutir alternativas, inclusive, revendo tarifas e impostos municipais para aqueles que abraçarem a ideia.
“Questão da acessibilidade não é só do poder público, ela precisa ser enxergada de uma maneira mais ampla e através de parcerias com todos. Precisamos envolver a questão dos autistas também. Temos um centro, Amigo Rui, que atende bem mas é um centro pequeno diante da demanda crescente”, declarou o vice.
Agenda 06/10
6h – Gravação de Programa Eleitoral
8h – Reunião com Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
10h – Reunião com coordenação de campanha
14h – Entrevista a um site de notícias
15h – Reunião com policiais militares
19h – Reunião com lideranças comunitárias
Gilberto Vasconcelos
Não teve atividades divulgadas pela assessoria de imprensa.
Agenda 06/10
9h – Reunião com a militância e apoiadores para discutir a construção de uma saída revolucionária e socialista para Manaus
19h – Entrevista virtual para a Asprom/Sindical
Marcelo Amil
Em entrevista à Record TV Manaus, respondeu uma pergunta feita pelo candidato Alfredo Nascimento sobre o porquê do “Ponta Negra ou Jorge Teixeira”, feito durante o debate na semana passada.
“Vou cuidar da saúde de Manaus inteira, não só do Jorge Teixeira ou da Ponta Negra. Eu sei a diferença dos bairros e também das suas necessidades. Eu fiz esse questionamento para ele durante o debate porque sabemos que existem tratamentos diferenciados por zonas da cidade. O atendimento tem que atender de acordo com o percentual de demanda e não pela localidade. Na Ponta Negra, por exemplo, existem duas policlínicas para atender cerca de 2.500 pessoas em cada uma, enquanto que no Jorge Teixeira há uma unidade para 133 mil pessoas – que só usam o Sistema Único de Saúde (SUS). Eu não tenho como ter uma unidade para atender milhares de pessoas, sendo que em outra localidade há uma demanda menor. Na Ponta Negra é preciso manter a qualidade, mas é no Jorge Teixeira que é preciso construir novas unidades de saúde, além de um tratamento de esgoto”, disse Amil.
“Eu nasci e cresci em Manaus, já me candidatei a senador e vivo a política desde a adolescência quando me uni com meus amigos por melhoria em nossa escola, o que conseguimos. Diferente do outro candidato que passou os últimos 16 anos fora da cidade, eu vivi aqui e sei da realidade. Em uma década muita coisa mudou e os problemas estão escancarados. Sou capacitado e estou pronto para a corrida à prefeitura porque vivo e conheço essa cidade”, disse.
Ao ser perguntado sobre a retomada da economia devido à pandemia, o candidato disse que a função do município é gerar renda. Para isso, Marcelo propõe utilizar o fundo emergencial da prefeitura para fomentar os micronegócios, com um auxílio de R$ 500.
“Assim as pessoas podem comprar carne e espeto para montar um pequeno comércio na frente de casa, assim como a reconstrução do Shopping Cecomiz – que antes era um comércio que aumentava a renda dos microempreendedores da região”, disse Marcelo Amil, que também destacou outras propostas do plano de governo, como a criação da Universidade Municipal de Manaus (UMM) e abertura de concurso público com mais de 1,5 mil vagas para a Guarda Municipal.
Agenda 06/10
8h – Caminhada na Zona Norte, com candidatos do PCdoB
12h – Almoço na Feira do Santo Antônio com correligionários
14h – Reunião para análise do documento “Um projeto Pós Pandemia”, emitido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM)
Ricardo Nicolau
Não teve atividade divulgada pela assessoria de imprensa.
Agenda 06/10
Manhã – Entrevista à RecordTV Manaus
Tarde – Reuniões com equipes de campanha
Noite – Reunião para ouvir moradores do bairro Petrópolis
Romero Reis
Esteve em Belo Horizonte, Minas Gerais, reunido com o governador Romeu Zema, do Novo. O candidato divulgou nota afirmando que Zema tem uma história semelhante à dele, “como um empresário de sucesso que decidiu se lançar na política para levar as boas práticas da iniciativa privada ao poder público”.
“Ele, que iniciou a campanha com 3% de intenção de votos, cresceu nas pesquisas e conseguiu ir ao segundo turno com 44,73% dos votos. Zema venceu a eleição para governador de Minas Gerais com 71,8% do total de votos válidos”, ressalta o release do candidato.
“Estou aqui com o governador Zema e quero dizer que sua história de vida empresarial e, agora, a frente do governo de Minas (Gerais), nos inspira muito. É um exemplo para todo o Brasil e com certeza para Manaus”, declarou Romero.
Em vídeo, Zema agradeceu a presença de Romero e também disse que sua candidatura como prefeito de Manaus é semelhante a sua. “Você é uma pessoa que poderia estar em casa descansando, mas está a frente de um desafio novo, porque quer uma cidade melhor, um país melhor. É isso que precisamos: de uma política mais ética, mais transparente, uma estrutura pública que consuma menos recursos para que sobre mais para a população, com melhores recursos para saúde e educação. É isso que estamos fazendo em Minas Gerais e é isso que ele vai fazer em Manaus”, declarou, em apoio.
Romero conversou sobre reforma administrativa com o secretário de Governo de Zema, Igor Eto, uma vez que o enxugamento dos gastos com a máquina pública, como redução de cargos e secretarias, são a base do seu plano de governo para a Prefeitura de Manaus.
“O secretário Igor Eto é uma inspiração pra nós conhecermos profundamente a reforma administrativa e também na área política, dando seu exemplo político e dando muita informação para a gente”, afirmou Romero.
Agenda 06/10
8h30 às 10h – Reunião Ademi (Associação das Empresa do Mercado Imobiliário de Manaus) e após isso reuniões internas pela manhã
18h – Reunião na comunidade Nova Conquista
19h -Visita com na comunidade Alfredo Nascimento
20h -Reunião na comunidade Valparaíso
Zé Ricardo
O candidato e a vice, Marklize Siqueira, de minicomícios, bandeiraços e adesivaços pela cidade. Em conversa com a população das zonas Centro-Oeste e Sul, eles reafirmaram o compromisso de levar a prefeitura para os bairros, fortalecendo o comércio e as feiras locais, garantindo os serviços municipais, como asfaltamento das vias, recuperação de calçadas e de bueiros, iluminação pública, como ainda facilitando o acesso da comunidade às escolas, às quadras de esporte e às praças, para a prática desportiva e de lazer.
Para Zé Ricardo, essa forma de gestão deveria ser obrigação do poder público, que tem de estar a serviço da população. “Cuidar das vias e calçadas, cuidar da iluminação pública, garantir o recolhimento do lixo, dar apoio aos comércios e feiras são ações simples de se fazer. Mas, hoje, fazem falta dentro dos bairros, porque não há vontade política. Por isso, na nossa gestão, iremos priorizar essas questões, fazendo Manaus se desenvolver a partir dos bairros, cuidando da vida das pessoas, com transparência, prestação de contas e participação da sociedade”.
As ruas não são espaços para o lazer e nem para a prática de esporte, disse Marklize, defendendo que os aparelhos da Prefeitura dentro dos bairros devem estar ao alcance da comunidade. “Temos que abrir as escolas e suas quadras a todas e todos. A juventude quer utilizar esses espaços para fazer seus campeonatos, para brincar. Se tem quadra e praças no bairro, também precisa usar. Mas, nos últimos anos, o que vemos é muita burocracia para esse acesso, uma realidade que iremos modificar”, afirmou Marklize, destacando que também darão apoio e incentivo aos grupos folclóricos e de danças existentes em toda a cidade.
Ainda como propostas nessa área, o candidato pretende reestruturar os bairros, garantindo identidade, qualificação urbana e novos espaços públicos; criar uma Central de Monitoramento dos Bairros, com instalação de câmeras de vigilância em locais que apresentam maiores índices de criminalidade, além de focar o planejamento de serviços públicos, a partir das necessidades das comunidades.
Agenda 06/10
Manhã – Acompanhado da vice, participa de bandeiraço, adesivaço e minicomício na Zona Leste da cidade
Tarde – Grava na produtora para os programas de televisão; e, em seguida, concede entrevista ao Portal Real Time
Noite – Participa de entrevista virtual com a entidade Asprom/Sindical