MANAUS – Um Comitê Estadual de Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, como o Coronavírus, foi criado nesta terça-feira, 28, pelo Governo do Amazonas.
A decisão de criar o comitê ocorre após o Ministério da Saúde ter confirmado o primeiro caso suspeito no país de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocasionada pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), em Minas Gerais.
Outro fator que leva o estado a instalar o Comitê é, segundo texto da Secom divulgado à imprensa, “a sazonalidade das síndromes gripais associadas ao período chuvoso no Amazonas”.
O Comitê atuará na preparação de respostas rápidas a um possível para casos de Novo Coronavírus, aplicando orientações do Ministério da Saúde definidas por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o Comitê Estadual terá representantes da área de saúde das esferas federal, estadual e municipal, e foi implantado seguindo determinação do governador Wilson Lima (PSC).
“Determinei à Secretaria de Saúde e à FVS que intensifiquem a vigilância e as orientações na rede de saúde, para que fiquem em alerta e se antecipem nas orientações de prevenção. Não temos casos do novo vírus no Amazonas mas é importante instalar o Comitê e monitorar as síndromes gripais, nos manter vigilantes e já fazer uma aproximação com os todos órgãos envolvidos no âmbito federal, municipal, para fortalecer as ações de prevenção e controle”, afirmou Wilson.
Órgãos que compõem comitê
O comitê terá representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), FVS-AM, Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria Municipal de Manaus (Semsa- Manaus), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) e Hospital e do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, este definido como o hospital de referência para atendimento de possíveis casos suspeitos de SRAG e em caso de ocorrência pelo novo Conorona Vírus (2019-nCoV).
Recomendação
A FVS-AM também alerta à população para o aumento esperado de casos de síndromes respiratórias nos primeiros meses do ano e reforça as medidas de prevenção e controle, como por exemplo, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70%, evitar contato com pessoas gripadas e lugares aglomerados, etiqueta da tosse, evitando-se tossir diretamente nas mãos e sim na curva interna do braço, uso de lenços descartáveis, uso de máscaras, repouso adequado, boa hidratação alimentação equilibrada, entre outras.