Por Janaína Andrade e Lúcio Pinheiro |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), confirmou nesta quarta-feira (5) a criação de duas secretarias no seu governo. Segundo ele, há sim uma reforma administrativa em curso, mas sem grandes mudanças no time de secretários.
“A gente tem uma reforma administrativa em curso, mas são pequenas reformas”, disse Wilson ao ESTADO POLÍTICO, ao ser questionado sobre o assunto em uma agenda de trabalho na zona centro-oeste de Manaus.
Uma das secretarias que serão criadas é a de Mineração, Energia e Gás Natural. Segundo Wilson, importantes investimentos na área têm sido feito no Estado, o que obriga o governo a se adequar a essa realidade.
“Há uma necessidade de a gente criar a Secretaria de Mineração, Energia e Gás Natural, entendendo o momento que a gente vive agora, a necessidade que a gente tem de ter uma atenção mais especial para a questão do potássio e para a atividade de exploração de ouro e o gás natural, que é uma realidade hoje com a quebra do monopólio que a gente fez no primeiro mandato”, explicou o governador.
“Hoje, a Eneva já investiu um milhão ali no Campo de Azulão e nos próximos quatro anos vai investir R$ 5,8 bilhões. Então, eu preciso de uma atenção maior para investimentos como esse”, completou.
A segunda secretaria que será criada será a do Esporte. Wilson afirmou que com a pasta o acesso a recursos federais para o setor será facilitado.
“E em relação à Secretaria de Esporte, levando em consideração o leque de possibilidades que a gente conseguiu ampliar e aí eu tenho questões legais que precisam ser superadas e também por conta desse entendimento federal, que é que eu tendo uma secretaria é muito mais fácil dialogar com o Ministério do Esporte e capitanear recursos, por exemplo”, disse Wilson.
“Então, a gente está fazendo essas adaptações e outras adaptações menores no governo, muito mais por questão funcional e de legalidade”, completou.