MANAUS – Com a maior bancada do Senado e quatro pré-candidatos a disputa pela presidência da Casa, o MDB decidiu que terá um único candidato a presidente. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (16) em nota oficial após uma reunião interna entre os 13 senadores emedebistas.
Um dos pré-candidatos do partido à sucessão de David Alcolumbre (DEM-AP), o senador pelo Amazonas Eduardo Braga, líder da legenda na Casa, publicou a nota nas suas redes sociais. Também são pré-candidatos da sigla Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra Coelho (PE) e Simone Tebet (MS).
“O respeito ao princípio da proporcionalidade na Mesa Diretora da Casa é particularmente importante para garantir o critério republicano na condução equilibrada de uma pauta de reconstrução do país, após esse período tão difícil que o Brasil enfrenta”, escreveu Braga.
Historicamente, o MDB acumula diversas gestões à frente do Senado.
Confira a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
A Bancada do MDB no Senado Federal, em 2020, um ano atípico e de calamidade pública, está unida na luta para atenuar o impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, no esforço para salvar vidas e enfrentar os desafios econômicos provocados pela crise.
Nesse mesmo sentido, a Bancada reafirma o compromisso do partido em 2021 com uma agenda de reformas estruturais e com a responsabilidade fiscal. Compromete-se, também, com a redução das desigualdades sociais e com um amplo programa nacional de vacinação contra a COVID-19. O partido seguirá unido na busca de soluções para enfrentar a atual crise, fomentar a geração de empregos e assegurar a retomada do desenvolvimento.
Com o maior número de parlamentares no Senado Federal, a Bancada está pronta e unida para assumir a responsabilidade e os compromissos que lhe cabem na eleição para o comando da Casa, em 2021. O momento exige bom senso e maturidade política. O respeito ao diálogo e à dimensão das bancadas é particularmente importante para garantir condução equilibrada de uma pauta de reconstrução do país, após esse período tão difícil que o Brasil enfrenta.
Foi com essa convicção que a Bancada do MDB decidiu pelo consenso interno, comprometendo-se a dialogar com todas as Bancadas para apresentar um candidato único do partido para a sucessão da Presidência do Senado, na próxima eleição da Mesa.
Essa decisão reflete a força e a UNIDADE do MDB. Reflete, ainda, a postura de ponderação e diálogo que tem pontuado a atuação da legenda no cenário nacional.
Brasília, 16 de dezembro de 2020.
BANCADA DO MDB NO SENADO FEDERAL