MANAUS – Com o número de infecções crescendo no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) contratou 30 leitos para pacientes com Covid-19 no Hospital Beneficente Português de Manaus, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos. O termo de contratação de serviços e o de fomento foi assinado na sexta-feira (18) com a Sociedade Portuguesa Beneficente.
De acordo com o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, os termos representam o resgate da importância do Hospital Beneficente Português, reforçando a rede para o enfrentamento da Covid-19 no Amazonas. “É uma instituição histórica na cidade de Manaus, que apoia muito a saúde do Amazonas e que estava ausente do sistema da rede de saúde aqui do Estado”, afirmou.
Para o diretor-presidente da Sociedade Portuguesa Beneficente, Vitor Vilhena Gonçalo, a assinatura beneficia principalmente a população de Manaus e do interior do Estado dando acesso a mais um hospital na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A assinatura do termo representa somar esforços com o Governo do Estado nos cuidados do tratamento contra a Covid-19. Agora, de fato, vamos entrar, dando apoio, suporte, ampliando o número de vagas para tentarmos passar por esse momento tão delicado, oferecer saúde para a população do Amazonas e tentar salvar e cuidar o máximo de vidas possíveis”, ressaltou Vitor Gonçalo.
700 novos casos
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou no sábado o diagnóstico de 706 novos casos de Covid-19, totalizando 191.674 casos da doença no estado.
Segundo o boletim, foram confirmados 14 óbitos por Covid-19, quatro deles ocorridos na sexta-feira (18/12) e 10 encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.076 o total de mortes.