MANAUS – O ex-deputado federal e presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão, afirmou esta semana que é pré-candidatura a prefeito de Manaus nas eleições deste ano.
Segundo ele, o lançamento oficial da pré-candidatura será realizado em março com a participação do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do ex-candidato à Presidência, Ciro Gomes.
Hissa sustenta em comunicado divulgado na terça-feira, 28, que sua pré-candidatura tem o apoio de todos do partido e que ele é uma figura “experimentada na vida pública”.
“Agradeço o apoio e a confiança em mim depositados por todos do meu partido, em primeiro lugar, e aos inúmeros cidadãos e cidadãs manauaras sedentos por um projeto municipal de desenvolvimento, fundamentado em propostas realistas e exequíveis, e tocado por pessoa experimentada na vida pública, mas sempre atenta a novas ideias. Humildemente ofereço ao povo de Manaus minha experiência e vontade de agir”, diz Hissa em trecho do comunicado.
A pré-candidatura de Hissa confronta o vereador e presidente municipal da sigla, Diego Afonso. No dia 16 de janeiro, o dirigente da sigla em Manaus reuniu a militância para lançar os nomes de dois pré-candidatos à prefeitura. Um deles é Ronaldo Fernandes, líder do “Cirão da Massa”, e o outro é Rafael Barros, vice-presidente estadual do partido, ambos já oficializados pela direção municipal.
Impasse
Procurado pela reportagem, Diego Afonso informou que em reunião com a direção nacional do PDT foi informado de que a escolha do pré-candidato a prefeito e vereadores seria um processo conduzido pela direção municipal, comandada por ele.
“Realizei a primeira reunião neste mês de janeiro, na sede do partido, onde conversei com vários movimentos e recebemos o interesse de alguns em participarem da processo eleitoral. Assim, como recebi a candidatura do presidente estadual. Somos um partido que debatemos e esse processo é natural. O que importa, enquanto presidente municipal, é elaborarmos um plano para a cidade de Manaus”, declarou Diego Afonso.
Hissa, procurado pela reportagem, não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens encaminhadas para o telefone 993xxxx19. Em entrevista ao portal A Crítica no dia 28, Hissa declarou estar no Rio de Janeiro para tratar sobre sua candidatura e criticou o desempenho de Diego Afonso na Câmara Municipal de Manaus.
“O vereador tem que se preocupar em trabalhar. Ele faz um mandato de baixíssima qualidade, um mandato que aceita calado todas as atitudes do Executivo, um mandato que não representa aquilo que o nosso estatuto determina. A resolução do diretório nacional do PDT diz que toda e qualquer cidade acima de 200 mil eleitores, a decisão da conjuntura política municipal é da executiva nacional do partido, nem isso ele sabe, para se ter ideia da ignorância política dele”, disparou Hissa em entrevista ao A Crítica.
Ao Estado Político, Diego Afonso afirmou que lhe estranha muito às declarações de Hissa.
“Por diversas vezes (ele) elogiou o meu trabalho enquanto vereador de Manaus. No ano passado, na eleição do Diretório Municipal ele esteve presente, elogiou o meu empenho na CMM e me apoiou. Na minha gestão frente à Suhab, recebi na sede na presidência o ex-deputado e o presidente nacional Carlos Luppi, que elogiaram a forma que conduzo a coisa pública”, respondeu o presidente municipal.
Abaixo, o comunicado divulgado por Hissa: