MANAUS – A coligação “Transformação por um novo Amazonas”, do candidato ao governo do Amazonas Wilson Lima (PSC), divulgou uma nota afirmando que as atividades de campanha do político no interior nesta sexta-feira (14) foram prejudicadas pelo prefeito de Tefé, Normando Bessa (PMN).
Segundo a nota, o prefeito teria interferido na programação de duas rádios locais, ocupando simultaneamente o espaço que seria utilizado para entrevistas com Wilson e o candidato ao Senado da coligação, Luiz Castro (Rede).
“O prefeito utilizou o horário reservado para os candidatos Wilson Lima e Luiz Castro para divulgar ações do governador Amazonino Mendes como a desapropriação de uma área no município, que propiciará a regularização fundiária para inúmeros tefeenses”, informou a assessoria.
Por conta do ocorrido, a assessoria disse que os dois políticos esperaram mais de uma hora para entrar no ar, o que comprometeu o restante da agenda.
A coligação informou ainda que as atividades de campanha dos dois candidatos no interior desta sexta foram interrompidas definitivamente depois que, “também inexplicavelmente”, a Infraero fechou o aeroporto de Tefé para fazer manutenção na pista. Eles pretendiam ir ao município de Carauari.
“Para cumprir o restante da agenda, que incluía uma reunião com comunitários, os candidatos aceleram as ações, mas de nada adiantou porque, também inexplicavelmente, a Infraero decidiu fazer reparos na pista do aeroporto, fechando-o para pousos e decolagens”, informou a assessoria de Wilson.
Segundo a assessoria, os dois políticos vão pernoitar em Tefé.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá (PMN), classificou a acusação do candidato Wilson Lima (PSC) como “infundada”. Normando contou que pegou o mesmo voo de Manaus para Tefé que Wilson Lima, e que o candidato não teve “a humildade” que cumprimentá-lo.
“Eu lamento muito ele estar falando isso, muito. Porque primeiro que eu não sabia que ele estava aqui, eu soube pela rádio que ele estaria sendo entrevistado às 15h. Segundo que eu não tenho caráter para fazer esse tipo de coisa, não tenho caráter para fazer esse tipo de “papagaiada”. Eu sou um cara que gosta das minhas coisas sérias. Terceiro, que ele veio dentro do mesmo avião comigo de Manaus e não teve nem a humildade de ir lá comigo e me cumprimentar, porque eu acho que ele sabia que eu estava dentro do avião, no mesmo voo. Ele chegou junto comigo em Tefé, ele e o deputado Luiz Castro, por quem tenho o maior respeito”, disse o prefeito.
O prefeito informou que recebeu uma ligação do governador Amazonino às 13h47 para falar sobre a desapropriação de uma área do município.
“Daí eu liguei para o diretor da rádio e pedi um espaço para divulgar essa ação. Às 14h05 entrei ao vivo e simultaneamente na Neo FM e na Rádio Rural, falei por cerca de 30 minutos”, detalhou Normando.
Questionado se apoia a candidatura à reeleição de Amazonino, o prefeito de Tefé afirmou que já conversou com o político para programar uma visita ao município e a realização de um comício. “Eu vou apoiar (o Amazonino)”, concluiu.
Infraero
A assessoria de comunicação da Infraero foi procurada pela reportagem pelo telefone 041-61-999818411, e informou que iria checar a informação divulgada pelo candidato Wilson Lima, mas não houve retorno até a publicação desta matéria às 18h59.