MANAUS – Alegando abuso de poder econômico, a coligação “Juntos Podemos Mais”, do candidato a prefeito Amazonino Mendes (Podemos), ingressou no sábado (24) com uma ação de investigação judicial eleitoral contra o candidato Ricardo Nicolau (PSD), o vice dele, George Lins (PP), e os sócios da Samel Luís Alberto Nicolau e Jonas Alves de Lima.
Para a coligação de Amazonino, a citação da participação da empresa da família Nicolau na gestão do hospital de campanha municipal Gilberto Novaes beneficia a campanha de Ricardo. A ação afirma que na véspera do início da campanha o grupo Samel intensificou ações publicitárias divulgando a participação da empresa na montagem e gestão do hospital para combater a Covid-19 e da cápsula “Vanessa” (sistema de ventilação não invasiva usado em pacientes graves da doença).
A coligação pede que Ricardo Nicolau e George Lins parem de divulgar para promoção de marca ou produto da Samel (logomarca do grupo, edifício, hospital, máscara de proteção com a marca da Samel), seja nas redes sociais ou na propaganda eleitoral gratuita. Pede também que seja retirada propaganda já efetuda.
Da Samel e seus sócios, a coligação de Amazonino pede a retirada de publicidades veiculadas, nos vários formatos e plataformas, com menção direta ou indireta à capsula Vanessa e ou hospital de campanha.
Em nota, a coligação “Pra Voltar a Acreditar”, de Ricardo Nicolau e George Lins, afirma que a candidatura dos dois parece ter incomodado adversários. A coligação afirma que a trajetória pessoal dos candidatos é apontada pelos eleitores como um dos motivos do sucesso da campanha deles.
“Ricardo Nicolau foi o único candidato desta eleição que se licenciou do cargo que ocupava, abriu mão do salário e foi para a linha de frente do combate ao Coronavírus. Em quatro dias, ajudou a montar e foi o gestor do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, onde centenas de vidas foram salvas no pior momento da pandemia em Manaus”, ressalta.
Ao encerrar, a nota afilneta Amazonino, que usa como slogan a frase “O pai tá on”. “Onde estavam os candidatos da Coligação Juntos Podemos Mais durante o pior momento da pandemia em Manaus? Estavam off?”.
Abaixo, a nota na íntegra:
A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, dos candidatos a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD) e vice-prefeito George Lins (PP), por meio da sua assessoria jurídica, informa que não tomou conhecimento da AIJE e, portanto, não pode se manifestar sobre este assunto. Ricardo Nicolau e George Lins estão neste momento nos bairros de Manaus ouvindo moradores e discutindo soluções para a cidade. E assim continuarão durante todo o processo eleitoral.
Importante destacar que o crescimento da candidatura de Ricardo Nicolau e Dr. George Lins parece ter incomodado os adversários. A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ vai continuar adotando uma campanha limpa, ouvindo as pessoas, apresentando propostas e discutindo projetos para Manaus.
A própria trajetória pessoal dos candidatos é apontada pelos eleitores como um dos motivos pelo sucesso da Onda 55. Ricardo Nicolau foi o único candidato desta eleição que se licenciou do cargo que ocupava, abriu mão do salário e foi para a linha de frente do combate ao Coronavírus. Em quatro dias, ajudou a montar e foi o gestor do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, onde centenas de vidas foram salvas no pior momento da pandemia em Manaus.
E deixa uma pergunta: Onde estavam os candidatos da Coligação Juntos Podemos Mais durante o pior momento da pandemia em Manaus? Estavam off?.