MANAUS – O programa “Câmera Record” (Record) exibiu em rede nacional, no domingo (11), uma matéria sobre as denúncias do Ministério Público Estadual do Amazonas (MP-AM) contra a gestão do prefeito de Coari, Adail José Figueiredo Pinheiro (PP), o Adail Filho.
Na matéria, a TV lista uma série de acusações feitas pelo então promotor da cidade, Weslei Aguiar, que aparece na reportagem.
O programa exibiu acusações de que o prefeito favoreceu doadores de campanha em contratos com a prefeitura, e da doação ilegal de um terreno público para amigos donos de uma rede de supermercado em Manaus (Rodrigues).
A reportagem também tratou do suposto pagamento de propina a vereadores em troca de apoio político.
Atualmente, o promotor não responde mais pela comarca de Coari, e sim de Manicoré.
Na reportagem, Weslei sustenta todas as acusações, entre elas a de que o poder de influência do prefeito se estenderia até ao Poder Judiciário local.
O prefeito foi ouvido pela reportagem. Adail negou as acusações. Disse que não favorece empresários e nem amigos, e que jamais ofereceu qualquer tipo de vantagem aos vereadores em troca de apoio.
Ao longo do programa, a Record chama a atenção para o domínio da família do prefeito na política local, e para contradições relacionadas ao fato da cidade ser a segunda mais rica do Amazonas e ter níveis de desenvolvimento social tão precários, principalmente os relacionados a moradia e educação.
Para assistir a integra da matéria, clique aqui.