MANAUS – Até as 14h desta quarta-feira (19/04), o site Detran Cidadão, provido pela empresa Processamento de S.A (Prodam), contabilizou 90.250 mil inscrições para o projeto CNH Social. Os dados são da Prodam, responsável pela tecnologia do Projeto.
Segundo o gerente de sistemas da empresa, Abel Neto, o pico de inscrição aconteceu por volta de 11h30, quando foram registrados mais de 8 mil acessos simultâneos.
“Registramos uma alta demanda de acessos, o que demonstra a aceitação do projeto pelos cidadãos amazonenses, inclusive no interior do estado”, afirmou Abel.
Do total de inscrições realizadas até as 14h, 23.015 mil foram de pessoas do interior, com destaque para Iranduba (2.998), Manacapuru (2.798), Itacoatiara (2.607) e Humaitá (1.229).
Projeto
O “CNH Social” é um projeto do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Com o objetivo de possibilitar o acesso gratuito aos serviços de habilitação de veículos automotores para pessoas de baixa renda, o projeto já beneficiou 40 mil pessoas.
Para a versão 2023, foram disponibilizadas 80 mil vagas, distribuídas por todos os 61 municípios do interior e para a capital. Os interessados em obter o benefício devem se inscrever no site detrancidadao.am.gov.br, até julho de 2023. Informações detalhadas sobre o benefício, requisitos e prazos também estão disponíveis no site.
Critérios
Para concorrer ao benefício, os interessados devem preencher alguns pré-requisitos, tais como: estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); integrar família comprovadamente de baixa renda; e residir no Amazonas, no mínimo, há 2 anos. Vale ressaltar que é considerada uma família de baixa renda, aquela com renda mensal, per capita, de até meio salário-mínimo ou que possua renda mensal de até dois salários mínimos.
Além dos requisitos mencionados, os interessados também devem ter mais de 18 anos na data do requerimento, saber ler e escrever, apresentar comprovante de residência, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade ou documento equivalente com foto, título de eleitor ou declaração da Justiça Eleitoral.